Assinar
Cultura

Santuário Senhor da Pedra é Monumento de Interesse Público

O Santuário do Senhor Jesus da Pedra, na freguesia de Santa Maria, foi classificado como Monumento de Interesse Público. A decisão inclui ainda o adro do santuário e anexos e fixa a Zona Especial de Proteção.

O Santuário do Senhor Jesus da Pedra, na freguesia de Santa Maria, foi classificado como Monumento de Interesse Público, conforme publicação recente em Diário da República. A mesma decisão inclui ainda o adro do santuário e anexos e fixa a Zona Especial de Proteção (ZEP).

DSC08862
Santuário do Senhor Jesus da Pedra é Monumento de Interesse Público

Construído entre 1740 e 1747, o santuário é considerado com um “interessante e singular conjunto arquitetónico barroco”, e “está ao nível das maiores construções do seu tempo”.

Além do templo, de forma hexagonal, e do adro, o santuário inclui ainda os anexos formados pela capela-mor, da sacristia e duas torres sineiras, uma obra que ficou “inacabada” por não terem sido construídos “os andares superiores e instalados os carrilhões, projetados à semelhança dos do Convento de Mafra”.

Segundo o despacho do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, a classificação do santuário é o “testemunho simbólico ou religioso ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva”.

A proposta de classificação foi elaborada pela autarquia de Óbidos, tendo em vista a preservação e salvaguarda daquele santuário.

(Notícia publicada na edição de 29 de agosto de 2013)

AL

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados