Assinar Edições Digitais
Desporto

Eram centenas e tinham “fome” de BTT na cidade (fotogaleria)

Com uma interrupção em 2012, a prova de Resistência Urbana regressou ao centro da cidade de Leiria e brilhou. O cenário foi salpicado por pingos de chuva e trouxe mais adrenalina

Uma velocidade estonteante, bem no centro de Leiria, e com centenas de pessoas a acompanhar. O regresso da prova de Resistência Urbana de Leiria, numa organização da Airbike – Associação de Ciclismo, com o apoio do REGIÃO DE LEIRIA, valeu a pena e demonstrou, mais uma vez, que os leirienses aderem aos eventos da cidade, quando chamados a participar.

Foto de Vasco Caetano
Foto de Vasco Caetano

A chuva, que foi uma constante durante toda a prova, não afastou o público, mas obrigou a ligeiras alterações no percurso, de forma a evitar acidentes, quedas ou sustos maiores. Duas escadarias foram mesmo alteradas e uma zona alcatifada, para evitar derrapagens. Mesmo assim, aconteceram pequenas quedas, sem gravidade, e só dois ciclistas precisaram de receber assistência médica.

Veja as classificações aqui.


Ainda assim, a passagem pela nova ponte sobre o Lis, as escadas junto ao posto de Turismo, a passagem no edifício do Banco de Portugal ou a descida junto à fonte Freire foram zonas de assistência privilegiadas pelo público. O mesmo aconteceu com o ponto central da prova, na praça Rodrigues Lobo, onde a passagem dos ciclistas era feita de por via aérea.

João Pereira, da Jorbi Test Team, foi o vencedor da geral. O atleta  completou 14 voltas ao percurso, com o tempo de 3h07m29s614cs. Foi ainda o vencedor no escalão sub-23/elite. A média por volta do atleta foi de 24 km/hora. Mónica Santos, da maxiGym, foi a primeira atleta feminina a concluir a prova, na 54ª posição da geral e com 12 voltas (3h14m18s934cs).

Adérito Pereira, da Marrazes/Brejinho/Fatibike) foi o primeiro do escalão cadetes/juniores a passar a linha de meta. Completou nove voltas ao percurso e foi 163º classificado da geral. Em veteranos A, a RUL 2013 foi conquistada por Martinho Saragoça (RÓÓDINHAS), terceiro na geral, enquanto o vencedor no escalão veteranos B foi Reinaldo Ferreira (www.nutryfitness.com) (4º classificado na geral). Já em veteranos C, a vitória coube a António Ramos (Bikezone Leiria), 43º lugar na geral.

A vontade de passar 180 minutos, ao comando de uma bicicleta de BTT juntou 280 atletas, repetindo o êxito de outras edições. Alguns já eram profundos conhecedores da modalidade e puderam desfrutar da beleza e da técnica do percurso. Outros testaram a sua resistência e habilidade, num trajeto mais lento e sinuoso do que os realizados nas anteriores edições.

Fernando Moniz, presidente da Airbike, confessou ao REGIÃO DE LEIRIA, que a RUL é “um ícone na cidade” e mostrou-se agradado com o sucesso alcançado com a reedição da prova.