Select Page

Química malvada, quântica milagrosa e mitos da saúde juntam cépticos na Nazaré

Química malvada, quântica milagrosa e mitos da saúde juntam cépticos na Nazaré

A Comunidade Céptica Portuguesa (Comcept) reúne-se este sábado na Nazaré e convida todos a participar e a descobrir o “Mundo Q… Desde a Química Malvada à Quântica Milagrosa”.

A segunda edição da ComceptCon tem início marcado para as 15 horas do dia 9 de novembro na Biblioteca Municipal da Nazaré e promete uma tarde repleta de informação e pensamento crítico.

Este ano estão em destaque três áreas científicas: Física, Química e Medicina. É o que a Comcept descreve como o “maravilhoso Mundo Q”, cuja análise com o nosso quotidiano será analisada e explicada por três investigadores portugueses.

Paulo Ribeiro Claro, professor universitário e investigador na área da Química-Física, é  responsável por programas de divulgação científica, como a série, A Química das Coisas. Ali, tal como na Nazaré, promete “desmascarar a química escondida no nosso dia a dia e mostrar como os desenvolvimentos recentes desta Ciência contribuem para o bem-estar da Sociedade”. A palestra intitula-se “Quer químico, natural ou assim-assim?”.

O Bosão de Higgs – “Do muito pequeno ao muito grande” é o tema da intervenção – leva Manuel Rosa Martins a subir ao palco do auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré. Membro do Institute of Physics do Reino Unido e doutorando de Física de Partículas, é ativo comunicador de ciência. Por exemplo, no blog AstroPT.

António Vaz Carneiro, médico, professor na Faculdade de Medicina de Lisboa e responsável pelo CEMBE, Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, fala na Nazaré de “Iliteracia científica em saúde: dimensão do desastre”. Para perceber melhor sobre o que vai falar, há cerca de três dezenas de vídeos de António Vaz Carneiro na internet sobre Mitos e Crenças na Saúde, produzidos no âmbito do Programa Harvard Medical School.

A finalizar a ComceptCon, há uma intervenção de Cláudio Tereso, colunista do REGIÃO DE LEIRIA.

Comceptcon tem entrada livre. Mais informações: http://comcept.org/comceptcon2013/

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Está a ser eficaz a lei da igualdade salarial entre géneros que entrou em vigor há um ano?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo