Select Page

Química malvada, quântica milagrosa e mitos da saúde juntam cépticos na Nazaré

A Comunidade Céptica Portuguesa (Comcept) reúne-se este sábado na Nazaré e convida todos a participar e a descobrir o “Mundo Q… Desde a Química Malvada à Quântica Milagrosa”.

A segunda edição da ComceptCon tem início marcado para as 15 horas do dia 9 de novembro na Biblioteca Municipal da Nazaré e promete uma tarde repleta de informação e pensamento crítico.

Este ano estão em destaque três áreas científicas: Física, Química e Medicina. É o que a Comcept descreve como o “maravilhoso Mundo Q”, cuja análise com o nosso quotidiano será analisada e explicada por três investigadores portugueses.

Paulo Ribeiro Claro, professor universitário e investigador na área da Química-Física, é  responsável por programas de divulgação científica, como a série, A Química das Coisas. Ali, tal como na Nazaré, promete “desmascarar a química escondida no nosso dia a dia e mostrar como os desenvolvimentos recentes desta Ciência contribuem para o bem-estar da Sociedade”. A palestra intitula-se “Quer químico, natural ou assim-assim?”.

O Bosão de Higgs – “Do muito pequeno ao muito grande” é o tema da intervenção – leva Manuel Rosa Martins a subir ao palco do auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré. Membro do Institute of Physics do Reino Unido e doutorando de Física de Partículas, é ativo comunicador de ciência. Por exemplo, no blog AstroPT.

António Vaz Carneiro, médico, professor na Faculdade de Medicina de Lisboa e responsável pelo CEMBE, Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, fala na Nazaré de “Iliteracia científica em saúde: dimensão do desastre”. Para perceber melhor sobre o que vai falar, há cerca de três dezenas de vídeos de António Vaz Carneiro na internet sobre Mitos e Crenças na Saúde, produzidos no âmbito do Programa Harvard Medical School.

A finalizar a ComceptCon, há uma intervenção de Cláudio Tereso, colunista do REGIÃO DE LEIRIA.

Comceptcon tem entrada livre. Mais informações: http://comcept.org/comceptcon2013/

Deixar uma resposta

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Está a ser eficaz a lei da igualdade salarial entre géneros que entrou em vigor há um ano?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria