Assinar
Saúde

Fruta na Escola já distribuiu mais de 150 mil peças de fruta em Porto de Mós

A ideia base é a de que a fruta é um alimento essencial e capaz de ajudar a fomentar uma dieta saudável entre os mais pequenos.

A ideia base é a de que a fruta é um alimento essencial e capaz de ajudar a fomentar uma dieta saudável entre os mais pequenos. Para a concretizar, os alunos do primeiros ciclo do concelho já receberam largas dezenas de milhar nos últimos quatro anos.

apples-1São mais de 150 mil peças de frutas, distribuídas nos últimos anos nas escolas de Porto de Mós. As contas não estão fechadas, os números são parcelares, mas de acordo com o município local, desde que arrancou o programa, foram já distribuídas mais de 147 mil peças de fruta aos alunos das escolas do primeiro ciclo do concelho.

No final do último ano letivo, a totalidade de peças de fruta distribuídas no âmbito do programa Fruta Escolar somava, em concreto, 147.236 peças de fruta e legumes, pois neste projeto também já há espaço para a distribuição de tomates e cenouras.

O programa tem como objetivo incentivar os alunos a adquirirem hábitos de alimentação saudáveis e alertar para os benefícios do consumo da fruta, explica o Gabinete de Educação da Câmara de Porto de Mós.

A fruta é distribuída duas vezes por semana a todos aos alunos do primeiro ciclo de ensino básico. O projeto é financiado pelo IFAP – Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas, cabendo ao município adiantar o valor das faturas, sendo reembolsado posteriormente, excetuando o valor do IVA.

Este ano letivo, sem financiamento, o programa está a ser suportado na íntegra pelos cofres da autarquia. Ainda assim, ainda de acordo com as estatísticas municipais, o preço pago por cada peça de fruta distribuída tem vindo a registar um decréscimo ao longo do tempo.

Assim, quando arrancou, no ano letivo 2009/2010, foram abrangidos pelo programa 1087 alunos, com cada peça de fruta a custar 17 cêntimos. O valor foi reduzido progressivamente, atingindo, este ano, os dez cêntimos por cada peça de fruta distribuída aos 942 alunos que beneficiam do programa.

(Notícia publicada na edição de 19 de dezembro de 2013)

CSA

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados