Assinar
Mercado

Remodelação das Galerias Alcrima pode avançar já no próximo ano

O edifício das Galerias Alcrima, em Leiria, deverá começar a ser reabilitado no próximo ano para dar vida a um novo centro de comércio e serviços.

O edifício das Galerias Alcrima, localizado na Avenida Heróis de Angola, deverá começar a ser reabilitado no próximo ano para dar vida a um novo centro de comércio e serviços.

P13_Alcrima
O projeto de remodelação do edifício

O empresário Manuel Barbeiro Costa – administrador do Grupo Respol e proprietário das Galerias Alcrima – afirma que o projeto de arquitetura “está feito e aprovado” na Câmara Municipal de Leiria, apontando 2014 como data (muito) provável para o arranque das obras, que significam a devolução à cidade de um espaço comercial que foi em tempos uma referência.

Há contudo, projetos de especialidades que ainda carecem de aprovação e um caminho administrativo a percorrer.

Questionado pelo REGIÃO DE LEIRIA sobre o ponto de situação deste dossiê, o executivo da autarquia não respondeu em tempo útil.

O investimento – cujo montante Manuel Barbeiro Costa não quis revelar – contempla lojas no rés-do-chão, escritórios nos pisos intermédios e restauração no topo.

Localizadas na mais conhecida avenida de Leiria, as Galerias Alcrima estão praticamente desocupadas há já alguns anos. Ali funcionam algumas atividades associativas e recreativas, e pequeno comércio, mas a maioria das frações encontram-se vazias.

A remodelação proposta envolve uma reinvenção completa da fachada e a transferência da entrada principal para uma zona lateral do prédio.

Manuel Barbeiro Costa é também proprietário do antigo Hotel Liz, na Rua Tenente Valadim, que adquiriu em 2011 ao empresário Jorge Santo (ligado à Quinta de Santo António do Freixo).

Do edifício, demolido, só resta a fachada original, mas Manuel Barbeiro Costa garante que pretende construir ali um novo complexo com hotelaria, habitação e comércio, logo que as condições económicas do país o aconselhem.

“Está em stand-by, mas vai fazer-se”, assegura. O empreendimento ocuparia o terreno do antigo Hotel Liz e duas parcelas adjacentes, do lado sul, numa das quais funcionava a sede da AMAE – Associação de Municípios da Alta Estremadura.

(Notícia publicada na edição de 5 de dezembro de 2013)

Cláudio Garcia
claudio.garcia@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados