Assinar
Sociedade

Pais encerram escolas de Arrabal contra perda de funcionárias a tempo inteiro

Com os portôes fechados a cadeado, as escolas do 1º ciclo de Martinela e da Várzea, Arrabal, Leiria, estão encerradas em protesto contra a perda de funcionárias a tempo inteiro.

Com os portões fechados a cadeado, as escolas do 1º ciclo de Martinela e da Várzea, Arrabal, Leiria, deverão manter-se encerradas hoje e amanhã em protesto contra a perda de funcionárias a tempo inteiro.

manif-arrabal-cor-JDPais e alunos mantiveram-se, hoje de manhã, concentrados à porta dos dois estabelecimentos reclamando a reposição do horário até agora atribuído a cada uma das escolas, e que garantia as necessárias condições de funcionamento, segurança e vigilância durante o período escolar.

Segundo Filipe Furtado, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas e Jardins de Infância de Arrabal, tanto a EB1 de Martinela, com 31 alunos, como a escola da Várzea, com 20, iniciaram o ano letivo com uma assistente operacional que assegurava a receção e saída das crianças, a sua vigilância nos intervalos e recreios,  bem como a limpeza e manutenção do espaço escolar.

Na passada semana, o Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, confrontado com a redução, por parte da tutela, de 24 horas para tarefeiras (equivalentes a seis contratos parciais),viu-se obrigado, segundo António Oliveira, diretor, a proceder à redistribuição de horários, afetando apenas uma funcionária para as duas escolas, garantindo as manhãs numa e as tardes na outra.

Reunidos na passada sexta-feira, os pais acusam o Ministério da Educação e da Ciência de negligência e admitem outras formas de luta caso não seja reconsiderada a decisão tomada, que consideram de “total desrespeito pelo bem-estar e segurança dos alunos destas escolas, bem como pelas famílias envolvidas”.

Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt
Joaquim Dâmaso (Fotografia)
joaquim.damaso@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados