Assinar
Cultura

Quer conhecer melhor o concelho? Comece pelas Cortes

Até novembro, a população de Leiria é convidada a conhecer melhor as histórias do concelho em seis rotas temáticas. A primeira parte já sábado, à beira do rio Lis.

Há uma ruazinha com casas muito antigas, dos séculos XVII e XVIII, que desemboca surpreendentemente no rio Lis. Mas também foi ali que, no início do século XX, apareceu um dos primeiros geradores elétricos da região. E há o lagar de varas, as habitações com blocos de adobe, as janelas manuelinas e até um jardim com assinatura do prémio “Nobel” da arquitetura paisagística nacional para ver. A freguesia de Cortes tem várias histórias para contar e é ela a escolhida para o arranque de “Visite Leiria”.

cortes 00-cor
Cortes foi escolhida para o início das rotas Visite Leiria

O programa de percursos é constituído por seis desafios lançados pela Câmara de Leiria à população: de dois em dois meses, até novembro, (re)conhecer o património do concelho.

“As rotas, dedicadas ao património histórico e urbanístico, pretendem fomentar a criação de itinerários turísticos, reforçando a divulgação do património natural, cultural, paisagístico, arqueológico, etnográfico e urbanístico de Leiria”, explica o vereador da Cultura da autarquia, Gonçalo Lopes.

O primeiro percurso intitula-se “Núcleo Antigo das Cortes” e tem partida marcada para as 10 horas deste sábado, na Quinta da Cerca. Serão duas horas dedicadas a conhecer o património e a arte da localidade. Uma escolha feliz e óbvia, no entender do investigador Carlos Fernandes, profundo conhecedor das Cortes e um dos convidados para orientar a visita.

“Cortes tem solares à beira-rio, uma igreja seiscentista e um conjunto de aspetos do património arquitectónico apelativos, além de indústrias que funcionam ou funcionaram com vigor, ali à volta. São poucas as freguesias de Leiria que mantém um núcleo antigo tão saudável e com estas características”.

Para Gonçalo Lopes, estes circuitos podem constituir “um excelente instrumento de promoção ao dispor dos agentes económicos de Leiria, em especial ligados à hotelaria e restauração”.

Nem de propósito: depois da visita de sábado, nada como as Cortes e a sua rica e famosa palete de restaurantes para ajudar os participantes a repor energias.

Visite Leiria

18 de janeiro
“Núcleo Antigo das Cortes”

15 de março
“Judiária de Leiria”

17 de maio
“Abrigo do Lagar Velho e Vale do Lapedo” (Santa Eufémia)

19 de julho
“Praia do Pedrógão” (Coimbrão)

20 de setembro
“Património Religioso” (Leiria)

15 de novembro
“Núcleo Antigo da Vila de Monte Real”

Inscrições
Limitadas a meia centena de participantes, são gratuitas. Contudo, é necessaria inscrição (até às 17 horas do dia anterior) pelo telefone 244 839 677 ou e-mail visiteleiria@cm-leiria.pt.

(Notícia publicada na edição de 16 de 2014)

 

Manuel Leiria
manuel.leiria@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados