Assinar
Cultura

Vá à casa de banho do LeiriaShopping e faça um dueto com a SAMP (vídeo)

A água a escorrer das torneiras, os secadores de mãos, os autoclismos, mas também ruídos mais orgânicos inspiram em março micro-concertos nas casas-de-banho do LeiriaShopping.

A água a escorrer das torneiras, os secadores de mãos, descargas de autoclismo, mas também ruídos mais orgânicos inspiram em março micro-concertos nas casas-de-banho do LeiriaShopping.

Oito músicos da SAMP vão estar dentro do WC do centro comercial a dar vida a micro-concertos a partir dos sons que existem nas casas de banho.

Cada utente das instalações sanitárias pode, assim, ser ouvinte, mas também fonte de inspiração e até intérprete nesta ação que resulta de um desafio da Simlis, e que visa alertar a população para os efeitos nefastos de despejar tampões, pensos higiénicos, cotonetes, unhas ou esfregões pelo esgoto abaixo.

“As casas de banho estão cheias de sons, haja mais ou menos pudor do que falar dos sons que cada um de nós emite ou ouve lá dentro. Há água e ar a correr em várias circunstâncias. Algum ar somos nós que produzimos, como flatulências controladas ou incontroladas. Mas são sons que os artistas foram estimulados a explorar. Os músicos/atores que vão viajar neste território vão tentar integrar esses sons naquilo que é a música que eles tocam”, explica o diretor pedagógico da SAMP, Paulo Lameiro.

Cada músico improvisará com base nos sons que forem produzidos pelas pessoas que estão ao pé de si, “interagindo com elas. E mais não posso dizer?”, brinca Paulo Lameiro, que assume a sensibilidade destas performances de hora e meia.

“As pessoas vão dirigir-se à casa de banho, mas não vão apanhar um susto. Vamos respeitar a intimidade de quem quiser mais intimidade? Vamos correr riscos, vamos testar fronteiras e algumas pessoas porventura vão sair zangadas daqui: por isso peço desde já desculpa”.

A música irá do pop-rock à tradicional, com instrumentos clássicos e eletrónicos, sempre “entendendo quem entrar na casa de banho como um ator e um intérprete. Daí surgirão duetos com os músicos”.

Os micro-concertos no LeiriaShopping inserem-se no “Mês da Água” da Simlis e decorrem amanhã, sábado, dia 15, e também no dia 29, entre as 16h30 e 18 horas, e este domingo e no dia 30, das 13h30 e as 15 horas.

IMG_0048
Hoje, na apresentação, o concerto foi à entrada. Mas a partir de amanhã a música entra mesmo nas casas de banho do LeiriaShopping (fotografia: Joaquim Dâmaso)

 


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados