Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Leiria estreia sábado mostra de peças de teatro de curta duração

Leiria estreia este sábado uma mostra de teatro em formato de “shot”: em SINOPSE cada peça tem até 15 minutos de duração.

Leiria estreia este sábado uma mostra de teatro em formato de “shot”: cada peça tem até 15 minutos. SINOPSE – 1ª Mostra de Teatro de Curta Duração é a mais recente proposta do Te-Ato, que propõe ao público descobrir oito mini-espetáculos na tarde e noite do dia 31 de maio.

A mostra decorre na Sala Jaime Salazar Sampaio a partir das 17 horas. A sessão da tarde termina às 18h45, continuando a partir das 22 horas, com teatro até às 23h45.

João Lázaro, diretor, encenador e ator do Te-Ato, explica que a iniciativa vai ao encontro da missão do grupo de teatro: “Temos dois lemas: o teatro na cidade e o teatro para a cidade. Facultar a nossa sala num espaço público, como as outras entidades formais ou não formais, para a apresentação dos trabalhos, é o objetivo da nossa companhia”.

Para os atores, este é um desafio diferente do habitual:

“É muito complicado, porque é o que acontece na literatura com as ‘short-stories’. É uma linguagem muito sincopada, daí o nome ‘Sinopse’, e não há espaço para grandes divagações, tem de se ir direto ao assunto e ser concreto. É uma forma de arte mais difícil, porque obriga a esta limpeza do que está a mais e exige um esforço maior dos atores. São 15 minutos de tensão”, explica João Lázaro.

De igual modo, é uma experiência diferente para o público, nota o encenador:

“É uma boa forma de cativar espectadores novos. Há quem seja alérgico ao teatro porque acha que é uma grande seca. Se gostar destas peças de curta duração, pensa que afinal não é bem assim. É como o xarope para os miúdos”.

As peças participantes são do distrito de Leiria e de outros pontos do país. A entrada em cada um dos espetáculos custa 3 euros.

Programa:

Tarde

17 horas – “Matilde e Beresford” por Yasmin Ribeiro e Tatiana Caetano
17h15 – “Diniz e Isabel” por Julieta Fernandes;
18 horas – “Survivors” por grupo de teatro CORPUS (Coimbra)
18h45 – “O Parque” por o grupo de teatro Olimpo (Ansião)

Noite

22 horas – “O Escadote” por TIL – Teatro de Grupo
22h45 – “Impulsos” por “O Nariz” – Grupo de Teatro
23h30 – “Gôda” por ‘Dobrar – Núcleo Artístico (Lisboa)
23h45 – Encerramento

Divulgação


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados