Assinar
Cultura

Leiria estreia sábado mostra de peças de teatro de curta duração

Leiria estreia este sábado uma mostra de teatro em formato de “shot”: em SINOPSE cada peça tem até 15 minutos de duração.

Leiria estreia este sábado uma mostra de teatro em formato de “shot”: cada peça tem até 15 minutos. SINOPSE – 1ª Mostra de Teatro de Curta Duração é a mais recente proposta do Te-Ato, que propõe ao público descobrir oito mini-espetáculos na tarde e noite do dia 31 de maio.

A mostra decorre na Sala Jaime Salazar Sampaio a partir das 17 horas. A sessão da tarde termina às 18h45, continuando a partir das 22 horas, com teatro até às 23h45.

João Lázaro, diretor, encenador e ator do Te-Ato, explica que a iniciativa vai ao encontro da missão do grupo de teatro: “Temos dois lemas: o teatro na cidade e o teatro para a cidade. Facultar a nossa sala num espaço público, como as outras entidades formais ou não formais, para a apresentação dos trabalhos, é o objetivo da nossa companhia”.

Para os atores, este é um desafio diferente do habitual:

“É muito complicado, porque é o que acontece na literatura com as ‘short-stories’. É uma linguagem muito sincopada, daí o nome ‘Sinopse’, e não há espaço para grandes divagações, tem de se ir direto ao assunto e ser concreto. É uma forma de arte mais difícil, porque obriga a esta limpeza do que está a mais e exige um esforço maior dos atores. São 15 minutos de tensão”, explica João Lázaro.

De igual modo, é uma experiência diferente para o público, nota o encenador:

“É uma boa forma de cativar espectadores novos. Há quem seja alérgico ao teatro porque acha que é uma grande seca. Se gostar destas peças de curta duração, pensa que afinal não é bem assim. É como o xarope para os miúdos”.

As peças participantes são do distrito de Leiria e de outros pontos do país. A entrada em cada um dos espetáculos custa 3 euros.

Programa:

Tarde

17 horas – “Matilde e Beresford” por Yasmin Ribeiro e Tatiana Caetano
17h15 – “Diniz e Isabel” por Julieta Fernandes;
18 horas – “Survivors” por grupo de teatro CORPUS (Coimbra)
18h45 – “O Parque” por o grupo de teatro Olimpo (Ansião)

Noite

22 horas – “O Escadote” por TIL – Teatro de Grupo
22h45 – “Impulsos” por “O Nariz” – Grupo de Teatro
23h30 – “Gôda” por ‘Dobrar – Núcleo Artístico (Lisboa)
23h45 – Encerramento

Divulgação

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados