Assinar
Cantinho dos Bichos

Leonel e Mia voam para a primeira experiência internacional no dog frisbee

Dupla de Leiria entra pela primeira vez em competição no campeonato espanhol de dog frisbee de distância. Vão em representação da Canisport e ganhar experiência é o objetivo.

Leonel Mourão e a border collie Mia têm dado nas vistas no relvado junto ao rio Lis, na zona das piscinas.

P4256494
A dupla tem treinado truques novos para divertimento de ambos e para tentar brilhar em competição

Nos últimos meses, é ali que treina a primeira equipa de dog frisbee de Leiria, aprimorando a técnica de lançamento e receção de discos à mais longa distância possível.

“Algumas pessoas já deram a entender que vou treinar para me exibir. Mas preciso de socializar o meu cão, que tem de estar habituado a estar em público para não acusar a presença numa competição”, explica Leonel, a poucos dias de partir para Medina del Campo, em Espanha, onde ambos se estreiam em competição neste início de maio.

Há vários meses que trabalham arduamente, sob supervisão de Frederico António. Mesmo com frio, chuva ou vento. É o treinador, responsável pela Canisport, que orienta o binónimo Leonel e Mia, os primeiros alunos da classe de dog frisbee da escola da Ortigosa.

Em Espanha, Leonel sabe o que o espera: “Tenho de lançar o disco o mais longe que conseguir, até 45 metros, e só pontua se a Mia o segurar, de preferência a saltar. Assim conta mais”.

A opção pelo dog frisbee, que dá os primeiros passos em Portugal, surgiu para entreter e libertar toda a energia que o border collie tem. “Sempre gostei de ver dog frisbee. E é importante preocuparmo-nos com o cão que temos. Não basta pensar no tempo e no espaço, é também preciso conhecer e exercitar as características desportivas. Este não é um cão para ficar quatro ou cinco horas no sofá”.

Até chegar a ponto de competição, ao serviço da Canisport, foram muitas horas. “Ninguém imagina o trabalho que dá chegar aqui”. Em Medina del Campo, Leonel e Mia vão dar o melhor e, sobretudo, divertir-se. “Vamos aprender e ganhar conhecimento. Quem sabe não podemos ajudar com o que aprendermos outros que estejam a começar. E ajudar as pessoas a mudar a perspetiva sobre os animais!”.

Manuel Leiria
manuel.leiria@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados