Assinar
Cantinho dos Bichos

Campeão europeu de Disc Dog ensina em Leiria (vídeo)

O uso de um disco para treinar e brincar com o melhor amigo do homem conquista cada vez mais adeptos. Leiria recebe a 1ª jornada nacional este fim de semana

É uma atividade que começa a ganhar aficionados na região, e no país. Sábado e domingo, dias 19 e 20, o Centro de Lançamentos de Leiria recebe a 1ª jornada nacional de Disc Dog.

“Há duplas que já praticam mas queremos dar a conhecer novas habilidades, técnicas de iniciação e desenvolvimento de disc dog a outras pessoas e incentivar os animais. Também vamos abordar os riscos que a modalidade implica”, refere Frederico António, da Canisport, entidade responsável pela organização, em conjunto com Disc Dog Portugal.

Disc dog é uma atividade desportiva praticada por uma dupla (cão – humano) que realiza um conjunto de exercícios com o disco (também conhecido como frisbee), de acordo com a variante praticada (freestyle, toss & fetch,…).

Segundo o treinador Frederico António, qualquer raça pode praticar disc dog – basta treino -, e a modalidade não tem obrigatoriedade competitiva. No entanto, há cuidados a ter: “É preciso ensinar o cão a gostar do disco, depois a apanhar bem o disco e a conseguir segurá-lo em voo. Ao mesmo tempo, é preciso aprender a lançar bem para que o animal aterre em segurança”, explica, acrescentando que “o resto vem com o tempo e os treinos”.

As duplas que participarem no encontro e que procurem ganhar mais know-how, vão contar com a ajuda extra do campeão da Europa Paco Lobo e o cão Cleo, que irão colaborar nas nas sessões teóricas e práticas do evento, a partir das 9 horas.

Paco Lobo, campeão europeu, e Cleo
Paco Lobo, campeão europeu, e Cleo

Além das técnicas de aprendizagem para duplas já com experiência competitiva, a jornada vai ter workshops sobre socialização, obediência, crate training, nutrição, aquecimento e alongamentos, e habilidades. Os interessados em participar podem inscrever-se até amanhã, sexta-feira, e consultar o programa, através da página de Facebook da Canisport.

“O importante é que as duplas venham, conheçam a modalidade e se divirtam a divulgar o disc dog”, realça Frederico António.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados