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Mercado

Mercados do Japão e Polónia trazem presidente da AICEP a Leiria

Apoiar os empresários na conquista de novos mercados é o objetivo da AICEP, através de encontros descentralizados nas principais cidades portuguesas. A iniciativa arranca amanhã em Leiria.

Arranca em Leiria esta quarta-feira, 17 de setembro, o roadshow da AICEP através de várias cidades orientado para as empresas que querem reforçar as exportações ou começar a internacionalizar-se. Japão e Polónia são os mercados em destaque, num programa de nove horas que envolve apresentações, debates e reuniões bilaterais.

O presidente da AICEP Portugal Global, Miguel Frasquilho, vai estar presente na sessão de abertura, bem como o presidente da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, Jorge Santos, que é o anfitrião do evento. O semanário REGIÃO DE LEIRIA é parceiro da iniciativa.

Da região, participam as empresas Manulena (Porto de Mós) e Panicongelados (Leiria), que vão falar da experiência nos mercados em destaque, além da CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes, que tem sede na Marinha Grande.

Japan-City-View
Japão representa oportunidades para as empresas nacionais

Ao longo do dia, nas instalações da NERLEI, estão previstas apresentações da consultora PwC sobre o sector agroalimentar e dos diretores da AICEP em Tóquio e Varsóvia.

Também a Caixa Geral de Depósitos vai juntar-se à conversa para detalhar os instrumentos financeiros ao serviço da internacionalização. Um dos pontos de interesse para as empresas é a possibilidade de realizarem reuniões bilaterais de 15 minutos com os representantes da AICEP nos dois países.

O objetivo deste road­show é apresentar oportunidades de negócio nos mercados do Japão (sector casa) e da Polónia (sector agroalimentar) e divulgar os apoios à internacionalização das empresas que se encontram em vigor.

Poucas empresas de Leiria trabalham com o Japão, mas a AICEP considera que há oportunidades no sector casa, em concreto nos têxteis lar e cerâmica utilitária e tableware. O mercado soma 127 milhões de consumidores com um dos mais elevados poderes de compra do mundo e hábitos cada vez mais próximos dos padrões europeus e americanos.

Quanto à Polónia, com 40 milhões de habitantes, é já um parceiro a ter em conta para as empresas de moldes e tem-se destacado pelo aumento do consumo de peixe, marisco, vinho e refeições pré-confecionadas.

A sessão, nas instalações da NERLEI, junto ao Estádio Municipal Magalhães Pessoa, começa às 9 horas. A entrada é livre.

 

Programa

Data: 17 de setembro de 2014
9h00 – 13h00 Sessão Plenária
14h30 – 18h00 Reuniões Bilaterais, 15 minutos cada, com diretores da AICEP (Japão e Polónia).

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