Assinar
Sociedade

Obras nos molhes do porto de Abrigo da Nazaré começam em breve

Já se encontram na Nazaré as máquinas que, em breve, vão proceder às obras nos molhes do porto de Abrigo da Nazaré, um projeto no valor de 1,2 milhões de euros.

Já se encontram na Nazaré as máquinas que, em breve, vão proceder às obras nos molhes do porto de Abrigo, um projeto no valor de 1,2 milhões de euros.

Temporal de 19 de janeiro de 2013 destruiu molhe norte do porto de abrigo
Temporal de 19 de janeiro de 2013 destruiu molhe norte do porto de abrigo

A empreitada, da responsabilidade do ministério da Agricultura e do Mar, compreende a reconstrução do molhe norte, destruído pelo temporal que assolou a Nazaré em 19 de janeiro de 2013.

O molhe sul, que também sofreu alguma destruição, será objeto de uma intervenção no valor de 500 mil euros, mas no próximo ano.

A obra, segundo o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, “será interrompida no inverno e retomada no próximo ano, seguindo-se depois a reparação do molhe sul”.

O anúncio da adjudicação da obra foi feita pelo próprio governante, que em agosto se deslocou à Nazaré. Apesar da degradação do molhe, Manuel Pinto de Abreu disse nunca ter estado em causa a segurança da navegação.

A obra era uma reivindicação do executivo municipal da Nazaré presidido por Walter Chicharro, que considera aquele equipamento “de maior relevância”, devendo ter “a sua importância reforçada na componente de apoio à atividade piscatória” de modo a “potenciar o acolhimento de infraestruturas que possam potenciar a instalação de outras atividades económicas”.

“A requalificação e a atração de investimentos para o porto de Pesca da Nazaré” foram, segundo uma nota da autarquia, “classificadas pela atual gestão da Câmara (PS) como prioritárias”.

Conhecido por “porto Santo” por nunca ter fechado a barra, o porto da Nazaré começou a ser construído em dezembro de 1979, foi inaugurado a 3 setembro de 1983, mas só foi concluído em 1985.

Artur Ledesma
artur.ledesma@regiaodeleiria.pt

(Notícia publicada na edição de 11 de setembro de 2014)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados