Assinar
Sociedade

Separadores e rotundas no IC2/Leiria avançam em 2015 (atualizada)

A construção de um separador central e de rotundas em zonas críticas do IC2 que atravessa Leiria são algumas das medidas que a Estradas de Portugal irá concretizar em 2015.

A construção de um separador central e de rotundas em zonas críticas no troço do IC2 que atravessa o concelho de Leiria são algumas das medidas que a Estradas de Portugal (EP) irá concretizar em 2015.

Obras no IC2 em 2015
Obras no IC2 em 2015

Três troços de via –  junto ao viaduto dos Marinheiros, ao Retail Park e à Roca – foram considerados críticos, podendo ali nascer separadores. São por sua vez quatro os cruzamentos identificados como críticos – junto à Ferrus, junto aos semáforos da Boa Vista, Figueiras e Barracão. A construção de rotundas depende contudo de um estudo mais aprofundado que será apresentado em dezembro, ressalva Lino Pereira, vereador com o pelouro do Trânsito e Obras Municipais, sublinhando que o projeto, em elaboração, poderá apontar medidas alternativas.

A colocação de balizadores e a reabilitação de pavimento e respetiva sinalização são outras soluções que resultaram da reunião realizada na passada quarta-feira entre os responsáveis da EP e da Câmara de Leiria, e mereceu o consenso dos vários intervenientes.

O concurso para a execução da primeira fase, que inclui a colocação de alguns separadores, tratamento de pavimento e colocação de balizadores, deverá ser lançado ainda este ano, com o objetivo de serem executados os trabalhos no primeiro trimestre de 2015. adianta a autarquia em comunicado.

Segundo a EP, serão contemplados “trabalhos de melhoria das condições de circulação no troço do IC2 entre o nó com a EN109 e a zona do Barracão, com instalação de separador central rígido com uma extensão de 1,5 km, o que implicará a supressão de uma das vias, assim como balizas para separação dos sentidos de circulação”.

“Serão também executados trabalhos de melhoria ao nível do pavimento, da sinalização vertical e horizontal e do sistema de drenagem da via”, acrescenta em comunicado.

No âmbito do projeto, que “prevê a execução de um conjunto de trabalhos com vista à melhoria das condições de circulação e segurança do IC2  nos concelhos de Leiria e Pombal”, será lançada uma segunda fase no segundo semestre de 2015, com intervenção no restante troço.

As medidas foram debatidas quarta-feira à tarde, na Câmara Municipal de Leiria, com participação de representantes autárquicos das freguesias atravessadas pelo IC2 e da GNR.

Uma nova reunião ficou marcada para a primeira quinzena de dezembro, onde será apresentada a versão final do projeto de requalificação da via.

 

Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt

 


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados