Select Page

Ondas da Nazaré atraem surfistas desde 1968

Ondas da Nazaré atraem surfistas desde 1968

Em fevereiro, um vídeo com imagens de surf, de 1964, no Baleal, Peniche, foi divulgado para assinalar os 50 anos das primeiras manobras de surf naquela praia. Agora é a vez da Nazaré recuar no tempo e ir até 1968, altura em que Bob Purvey, um ator e surfista, hoje com 66 anos, juntamente com outros dois jovens experimentaram as ondas da vila piscatória.

As imagens, cerca de três minutos, fazem parte do filme Follow Me (1969) e foram divulgadas, no final do verão, por intermédio do jornalista Matt Warshaw na Encyclopedia of Surfing.

No vídeo é possível ver crianças a correr atrás de cabras na marginal, barcos de pesca artesanal, pescadores e o promontório.

Com a dimensão que as ondas da Nazaré alcançaram nos últimos anos, a nível mundial, Bob Purvey recordou, esta semana, ao portal Surf Portugal, a passagem pela praia. “Não surfámos aquelas ondas gigantes porque não fomos informados sobre elas. Não chegámos a contornar o farol [do Forte de São Miguel Arcanjo] porque não nos pareceu que houvesse ondas assim tão grandes do outro lado (…). Ouvimos dizer que as ondas podiam ficar muito grandes mas não sabíamos quão grandes porque não as vimos. Mas agora olhando para trás penso: ‘Nós estivemos ali?! Era ali que quebravam aquelas ondas gigantes?!’”.

A verdade é que as ondas gigantes da Nazaré continuam a ser promovidas. Mahina Maeda e Joana Andrade têm as ondas surfadas nos dias 2 e 19 de novembro nomeadas para os prémios Billabong XXL 2015, na categoria “Ride of the year”, conhecidos como os Óscares do surf.

 

Recorde também o vídeo do Baleal, Peniche

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A programação da Capital Europeia da Cultura deve ou não incluir espetáculos tauromáquicos?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This