Assinar
Saúde

Primeira Escola de Emoções do país abre portas em Leiria

As emoções ensinam-se? Os mentores da Associação Escola das Emoções, criada em Leiria em março passado e apresentada formalmente em dezembro, acreditam que sim.

As emoções ensinam-se? Os mentores da Associação Escola das Emoções (AEE), criada em Leiria em março passado e apresentada formalmente em dezembro, acreditam que sim e entendem que “é preciso aprender a literacia das emoções e aplicá-la na nossa vida”.

10891910_320178371512424_587409536527596230_n“Queremos ser uma referência a nível nacional no ensino das emoções. Mas queremos também fazer com que a sociedade entenda a importância do que é conhecer e identificar as emoções”, refere Marco Coelho, presidente da direção.

“Sentir emoções é algo que não podemos evitar, é como respirar, no entanto são poucas as pessoas que se dedicam a perceber como sentimos as emoções, qual a razão do seu aparecimento, que efeitos têm no nosso corpo. São esses os primeiros passos na educação emocional”, sublinha, por sua vez, Ricardo Cardoso, vice-presidente da AEE e psicólogo.

Com trabalho já realizado no Jardim Escola João de Deus, com crianças dos 3 aos 6 anos, a Escola das Emoções pretende alargar a sua intervenção a outras escolas, famílias e organizações.

É nesse sentido que propõe o desenvolvimento de sessões de educação emocional às segundas e quartas-feiras, ao final do dia, e se prepara em 2015 para desenvolver workshops online para pais e filhos, palestras, aulas de comportamento, relaxamento, autocontrolo e educação emocional.

O conceito da Escola das Emoções, a primeira do país, aposta em jogos e dinâmicas de grupo para trabalhar emoções e sentimentos com as crianças.

A criação de grupos de equilíbrio emocional para pessoas com sintomas de depressão, ansiedade, desgosto relacional, e distúrbios da personalidade é outro objetivo delineado para o próximo ano.

“Acreditamos que este projeto trará benefícios a todos aqueles que nele participarem ativamente, fazendo desta metodologia uma forma de estar e de viver. Com este projeto queremos mostrar que todos somos constituídos por emoções e que precisamos de as conhecer para que depois as possamos reconhecer e compreendê-las, aprendendo a controlá-las”, defende a AEE.

Sedeada na Base Cowork Leiria, a AEE está em www.escoladasemocoes.pt e pode ser contactada pelo telefone 244 031 079 ou pelo email info@escoladasemocoes.pt.

(Notícia publicada na edição de 18 de dezembro de 2014)


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados