Select Page

Primeira Escola de Emoções do país abre portas em Leiria

Primeira Escola de Emoções do país abre portas em Leiria

As emoções ensinam-se? Os mentores da Associação Escola das Emoções (AEE), criada em Leiria em março passado e apresentada formalmente em dezembro, acreditam que sim e entendem que “é preciso aprender a literacia das emoções e aplicá-la na nossa vida”.

“Queremos ser uma referência a nível nacional no ensino das emoções. Mas queremos também fazer com que a sociedade entenda a importância do que é conhecer e identificar as emoções”, refere Marco Coelho, presidente da direção.

“Sentir emoções é algo que não podemos evitar, é como respirar, no entanto são poucas as pessoas que se dedicam a perceber como sentimos as emoções, qual a razão do seu aparecimento, que efeitos têm no nosso corpo. São esses os primeiros passos na educação emocional”, sublinha, por sua vez, Ricardo Cardoso, vice-presidente da AEE e psicólogo.

Com trabalho já realizado no Jardim Escola João de Deus, com crianças dos 3 aos 6 anos, a Escola das Emoções pretende alargar a sua intervenção a outras escolas, famílias e organizações.

É nesse sentido que propõe o desenvolvimento de sessões de educação emocional às segundas e quartas-feiras, ao final do dia, e se prepara em 2015 para desenvolver workshops online para pais e filhos, palestras, aulas de comportamento, relaxamento, autocontrolo e educação emocional.

O conceito da Escola das Emoções, a primeira do país, aposta em jogos e dinâmicas de grupo para trabalhar emoções e sentimentos com as crianças.

A criação de grupos de equilíbrio emocional para pessoas com sintomas de depressão, ansiedade, desgosto relacional, e distúrbios da personalidade é outro objetivo delineado para o próximo ano.

“Acreditamos que este projeto trará benefícios a todos aqueles que nele participarem ativamente, fazendo desta metodologia uma forma de estar e de viver. Com este projeto queremos mostrar que todos somos constituídos por emoções e que precisamos de as conhecer para que depois as possamos reconhecer e compreendê-las, aprendendo a controlá-las”, defende a AEE.

Sedeada na Base Cowork Leiria, a AEE está em www.escoladasemocoes.pt e pode ser contactada pelo telefone 244 031 079 ou pelo email info@escoladasemocoes.pt.

(Notícia publicada na edição de 18 de dezembro de 2014)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

As autarquias deveriam aplicar coimas aos feirantes pelo lixo deixado no recinto dos mercados de rua?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo