Assinar
Cultura

Torre da Sé e Casa do Sineiro com inauguração prevista para janeiro de 2015

A partir do início do próximo ano há mais um espaço cultural em Leiria, com a abertura ao público da Torre da Sé e da Casa do Sineiro.

A Torre da Sé e a Casa do Sineiro de Leiria vão abrir ao público no início de 2015, depois de vários meses de obras de recuperação.

A intervenção está quase terminada e, segundo a diretora regional da Cultura do Centro, a inauguração deve acontecer no próximo mês.

Celeste Amaro já visitou aquele que será o novo espaço cultural e diz que “quem vê por fora não imagina o que está lá dentro”.

“Estamos mesmo no final, só falta tirar os andaimes e alguns arranjos exteriores”, disse hoje a responsável da Direção Regional da Cultura do Centro, que subsidiou metade do valor da intervenção. A outra metade coube à Diocese de Leiria-Fátima. No total, a recuperação custou 300 mil euros.

Segundo Celeste Amaro, a estrutura estava “em muito mau estado e os sinos podiam até cair”, mas agora está praticamente pronta para receber visitantes.

Após a abertura ao público, o espaço da torre e da casa ficará visitável e terá uma zona de exposição sobre a história da Diocese de Leiria-Fátima e do tempo da Igreja e dos homens.

Será também possível conhecer o carrilhão, o relógio, os pêndulos e o fosso da torre onde correm, além de aceder a informação histórica a propósito da muralha do Castelo de Leiria, sobre a qual foi construída a torre.

O conjunto, construído no século XVIII, foi classificado como monumento nacional em outubro deste ano, juntamente com a própria Sé de Leiria.

torre da se obras-cor JD
Obras da Torre da Sé e Casa do Sineiro estão praticamente concluídas (fotografia: Joaquim Dâmaso)

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.