Select Page

Estratégia para a Indústria 4.0 apresentada hoje em Leiria

Estratégia para a Indústria 4.0 apresentada hoje em Leiria

O Instituto Politécnico de Leiria foi, esta segunda-feira, palco da apresentação da estratégia nacional para a Indústria 4.0 que prevê, entre outras ações, requalificar e formar mais de 20 mil trabalhadores.

A cerimónia contou com a presença do primeiro-ministro António Costa, do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, dos secretários de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, e teve mais de um milhar de pessoas a assistir.

A estratégia apresentada prevê um conjunto de 60 medidas de iniciativa pública e privada. Estima-se com este projeto abranger 50 mil empresas a operar no país e requalificar e formar competências digitais em mais de 20 mil trabalhadores, anunciou o secretário de Estado da Indústria.

António Costa afirmou que esta “é a primeira revolução industrial em que Portugal não parte em desvantagem” e que “o país tem de surfar a onda da revolução digital sem hesitações”.

O primeiro-ministro não tem dúvidas de que o país tem “os ingredientes de base” para esta revolução: uma boa infraestrutura tecnológica, quadros altamente qualificados, universidades e politécnicos dinâmicos e um tecido empresarial apto a receber o conhecimento, tendo apontado Leiria como um bom exemplo disso mesmo e a razão pela qual a cidade foi escolhida para a apresentação do programa.

As medidas delineadas resultam de um trabalho de campo, envolvendo mais de 200 entidades e empresas, divididas em quatro grupo de trabalho: agroindústria, retalho, turismo e automóvel.

A Cotec foi a entidade escolhida para acompanhar a implementação das medidas, pelo que a cerimónia de hoje contou ainda com a assinatura de um protocolo entre o Ministério da Economia e a Cotec Portugal.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Concorda com a limitação da velocidade máxima a 30 quilómetros/hora nas cidades?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

O Tempo

-4° Humidity: 51%
Clouds: 1%
Wind(S): 8kph
céu claro
Sexta-feira
10° -6°
Sábado
12°
Domingo
10°
Segunda-feira
12° 12°
Terça-feira
-2°

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This