Assinar Edições Digitais
Desporto

Tensão entre presidente da SAD e presidente do clube marca assembleia

Reunião extraordinária serviu para confirmar a destituição da direção do clube e nomear uma comissão de gestão administrativa, em funções até ao ato eleitoral.

Foi com muitos sobressaltos, dúvidas e até alguns momentos de tensão que a assembleia geral extraodinária da União de Leiria decorreu ontem à noite em Leiria.

Cerca de 65 sócios estiveram presentes para discutir, analisar e votar o futuro do clube, conhecida que era a posição de alguns sócios em destituir a direção. Mas também devido à decisão do presidente Paulo Sarraipa que apresentara em fevereiro passado a sua demissão.

15391168_10154605591790049_6267146035000958057_n
Foto de arquivo: UDL

Os motivos das duas partes foram dados a conhecer aos sócios com Paulo Sarraipa a defender-se dos pontos pelos quais os sócios pediram a sua demissão, não deixando de lançar várias acusações às anteriores direções e à SAD, referentes a dívidas e processos de transferências de jogadores.

António Fernandes, presidente da mesa da assembleia geral, tentou conduzir a reunião da forma mais tranquila possível, auscultando os sócios sobre os diversos assuntos e até esclarecendo junto de alguns dos sócios os procedimentos a tomar perante algumas situações.

No entanto, o dirigente não conseguiu evitar que um momento de exaltação marcasse a reunião. Paulo Sarraipa estava a usar da palavra quando se dirigiu ao presidente da SAD, Alexander Tolkstikov, e lhe disse para “olhar olhos nos olhos”. O empresário russo, que já tinha sido alvo de algumas acusações por parte de Paulo Sarraipa ao longo da noite, acaba por se levantar e dirige-se a ele, encostando praticamente o rosto ao de representante do clube.

A situação não teve consequências graças à rápida intervenção da equipa de segurança presente na reunião.

Consumada a destituição da direção, seguiu-se o segundo e último ponto da ordem de trabalhos – nomeação de uma comissão administrativa para gestão do clube – com sete sócios a apresentarem uma lista, que acabaria por ser eleita.

Compõem a comissão de gestão administrativa da União de Leiria os sócios Jaime Manso, Luís Pinto, Luís Carlos Caetano, Mário Cruz, Alexander Tolstikov, Sergey Renita e Vítor Marques. O grupo deverá reunir no início da próxima semana para nomear o presidente da comissão e iniciar os trabalhos que lhe estão inerentes.

A comissão de gestão estará em funções até à tomada de posse dos novos orgãos sociais do clube escolhidos em ato eleitoral com data ainda por definir.

A reunião, que durou perto de três horas, terminou ainda antes da meia noite sem contudo eleger representantes para o Conselho Fiscal, cujo presidente também apresentou a sua carta de demissão.

Marina Guerra
marina.guerra@regiaodeleiria.pt