Assinar
Sociedade

Painel de azulejo da Pan Am na Batalha vai ser classificado

O painel de azulejo da Pan Am, situado no Reguengo do Fetal, vai mesmo ser classificado. O ano passado foi conhecida a possibilidade de o painel publicitário da antiga companhia de aviação poder ser elevado ao estatuto de monumento. Agora, a Câmara da Batalha anuncia que o processo de classificação vai mesmo avançar.

O painel de azulejo da Pan Am vai mesmo ser classificado. O ano passado foi conhecida a possibilidade de o painel publicitário da antiga companhia de aviação poder ser elevado ao estatuto de monumento. Agora, a Câmara da Batalha anuncia que o processo de classificação vai mesmo avançar.

A Câmara da Batalha anunciou, em nota à imprensa, que “a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) procedeu, mediante comunicação dirigida à Câmara Municipal da Batalha, à abertura formal do procedimento de classificação do painel de azulejo, localizado na freguesia de Reguengo do Fetal”.

De acordo com a nota de imprensa divulgada ao início da tarde desta sexta-feira, “no que se refere ao procedimento de classificação do painel localizado na encosta nascente da freguesia de Reguengo do Fetal pela DGPC, a estrutura em causa fica abrangida por uma zona de proteção de 50 metros”.

O antigo painel da extinta companhia aérea é constituído “por cerca de 4000 azulejos, com uma área de 92 metros quadrados”, avança a autarquia. Para além deste painel, visível da estrada que liga a Batalha a Fátima, é apenas conhecido um “segundo exemplar com estas características no concelho de Aveiro, localizado na freguesia de Oliveirinha, cujos azulejos, à semelhança do painel da Batalha, foram produzidos pela conceituada e história Aleluia Cerâmica”.

Em 2015, Doug Miller da Pan Am Historical Foundation, adiantava em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA que “faz absolutamente todo o sentido que o painel seja preservado”. E o município da Batalha confirma precisamente que nesse ano a “Fundação americana “Pan Am” demonstrou interesse quanto à salvaguarda do painel, tendo-o declarado como memória com grande expressão da antiga companhia aérea”.

Já em junho do ano passado, o REGIÃO DE LEIRIA tinha dado conta da possibilidade de classificação do painel como monumento nacional. Na altura, Paulo Batista dos Santos, presidente da Câmara da Batalha, revelou que uma equipa de técnicos da Direção Regional da Cultura do Centro (DRCC) considerou que “pela raridade e estado de conservação, o painel poderia eventualmente ser monumento nacional”. Agora o processo de classificação vai mesmo avançar.

Paulo Batista Santos adianta agora que “atendendo à importância simbólica e patrimonial desta estrutura publicitária significativa, a Câmara da Batalha encetará todos os esforços para a sua preservação e promoção”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados