Select Page

Base de Monte Real entrega últimos F16 à Roménia

Os últimos aviões F16 do processo de alienação à Roménia foram entregues na quarta-feira, em Monte Real 
Foto: Força Aérea Portuguesa

Os três últimos aviões F16 das 12 aeronaves alienadas à Força Aérea Romena foram entregues esta quarta-feira, na Base Aérea de Monte Real (BA5), numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, e do Secretário de Estado da Defesa da República da Roménia, Mircea Dusa, bem como dos Chefes de Estado Maior da Força Aérea portuguesa e romena, e Raul Castro, presidente da Câmara de Leiria.

A venda de 12 aeronaves F16 MLU para equipar a Força Aérea Romena foi um processo que teve início em setembro de 2013 e decorreu na totalidade na Base de Monte Real, com a adaptação dos aviões à versão romena. As primeiras seis aeronaves foram entregues em 28 de setembro de 2016 pelo Primeiro-Ministro António Costa.

Com a transferência destas últimas três aeronaves, revela a Força Aérea Portuguesa “encerra-se um processo que exigiu a transformação dos F16 para a versão romena, num rigoroso programa de modernização, de inspeções e de ações de manutenção”. Estes trabalhos foram realizados pela Força Aérea Portuguesa, com a formação a nove pilotos e a cerca de 80 técnicos das áreas de manutenção, operações e logística.

Em entrevista ao semanário REGIÃO DE LEIRIA, o comandante da Base de Monte Real, coronel piloto-aviador João Caldas revelou que “apesar da entrega das aeronaves, elementos da BA5 continuam ligados ao projeto com uma equipa multidisciplinar na Roménia, até setembro de 2018”.

No âmbito deste processo, a Autoridade Aeronáutica Nacional emitiu “Certificados de Abate de Matrícula de Aeronave” e “Certificados de Aeronavegabilidade para Exportação” ou seja, foram canceladas as matrículas no registo aeronáutico militar nacional, assim como todos os certificados e licenças anteriormente emitidos para as aeronaves com número de cauda português.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

O Governo português informou a União Europeia que quer manter a mudança de hora. Concorda?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Share This