Assinar

Leiria Sobre Rodas arranca hoje com Ari Vatanen como cabeça de cartaz

A organização espera 45 mil visitantes entre esta quinta-feira e domingo, num evento que quer transformar no maior do género em Portugal. O campeão mundial Ari Vatanen é o cabeça de cartaz.

A organização espera 45 mil visitantes entre esta quinta-feira e domingo, num evento que quer transformar no maior do género em Portugal. O campeão mundial Ari Vatanen é o cabeça de cartaz.

O campeão do mundo de ralis Ari Vatanen – o “finlandês voador” – é o cabeça de cartaz da 4ª edição do Leiria Sobre Rodas, que começa esta quinta-feira, 21, no estádio municipal, com a ambição de se transformar, em breve, no maior evento nacional do mundo automóvel.

A iniciativa, que se prolonga até domingo, “surgiu como uma janela de oportunidade e tem vindo a crescer”, explica Gonçalo Lopes, vice-presidente da Câmara de Leiria, responsável pela organização, adiantando: “A nossa ambição é que seja o principal evento desportivo nos automóveis no curto prazo, tornando-se o maior de Portugal, pelas condições que oferece, localização e crescimento que se verifica na sua notoriedade”.

Um dia, na perspetiva dos organizadores, haverá leilões de carros dentro do recinto, mais vedetas internacionais a participar e relíquias automóveis também internacionais. Este ano a oferta já é mais diversificada do que nas edições anteriores, para conquistar os amantes das quatro e das duas rodas, e chegar a uma audiência global de 45 mil pessoas.

O Leiria Sobre Rodas nasceu numa região que “tem uma forte tradição no mundo automóvel, onde há um conjunto de colecionadores dos melhores em termos nacionais, não só de clássicos, como também de superdesportivos”, adianta Gonçalo Lopes, notando que estão expostos carros “de valor incalculável para o cidadão comum, que podem custar perto de um milhão de euros, sobretudo de colecionadores locais, mas também do Porto ou Lisboa”. Para Filipe Vasconcelos, um dos elementos da organização, “em Leiria há uma maior aptidão para o desporto automóvel do que para o futebol.

Há milhares de pessoas a assistir às provas, mais do que no futebol. Na última década, todos os meses há provas de velocidade, rampas, superespeciais, organizadas pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria, com a inscrição de dezenas de carros e milhares de pessoas a assistir. Por isso, faz todo o sentido haver um evento como o Leiria Sobre Rodas”. A iniciativa é este ano “menos estática” que nas edições anteriores, com atividades a acontecerem dentro e fora do estádio municipal. “O público é obrigado a circular mais dentro e fora, porque acontecem muitas novidades, principalmente ao longo do sábado e do domingo, que fixam mais as pessoas, para o que contribuem também os comes e bebes”, considera Filipe Vasconcelos.

O evento homenageia este ano uma prova incontornável do mundo automóvel português, o Rali de Portugal, e os 85 anos da presença da Ford no nosso país. Na exposição que retrata a prova estarão viaturas que farão os aficionados lembrar os grupos B dos anos 80. Um Peugeot 205 T16, um Lancia 037 ou o raríssimo Porsche 911 ST, além de muitos fórmulas dos anos 60 e 70, contam-se entre as máquinas que desafiam a curiosidade dos visitantes.

Saiba mais sobre o evento na edição em papel do REGIÃO DE LEIRIA publicada esta quinta-feira, dia 21, e consulte o programa completo aqui

Carlos Ferreira

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados