Select Page

Outubro é mês de ondas e arrasta atletas mundiais para região

Outubro é mês de ondas e arrasta atletas mundiais para região

Praia do Norte terá 16 surfistas mundiais a lutar pelo Capítulo Perfeito
Foto: SurfPortugal Mag /Ricardo Bravo

Uma, duas, três, quatro. A região, mais concretamente Nazaré e Peniche, vão receber, pelo menos, quatro provas de âmbito mundial de surf e bodyboard nas próximas semanas.

As atenções começam por estar viradas para a Praia do Norte, na Nazaré, com a realização do Capítulo Perfeito powered by Reef, evento que junta alguns dos melhores tube riders nacionais e internacionais num dia de ondas perfeitas.

O período de espera teve início esta semana e decorre até 23 de outubro. Oito portugueses e oito internacionais de diferentes gerações vão ser protagonistas  deste ano, onde vai ser apurado o melhor tube rider num duelo épico em ondas perfeitas.
Entre os surfistas nacionais, estão Nic von Rupp, Tiago Pires, João Guedes, Miguel Blanco, Alex Botelho e António Silva, e ainda Pedro Booman e o nazareno Bruno Grilo, convidados pela organização. Quanto a internacionais, estão Nathan Florence e Kiron Jabour (Havai), Bruno Santos e Pedro Viana “Scooby” (Brasil), Cory Lopez e Alex Gray (Estados Unidos da América), o australiano Anthony Walsh e o basco Aritz Aranburu (vencedor em 2016).

O Capítulo Perfeito pode ser acompanhado através do site do evento, Facebook ou pela webcam, em direto.

Também na Nazaré, a partir de terça-feira, dia 3, e até dia 11, tem início a penúltima etapa do circuito mundial de bodyboard. O Nazaré Pro realiza-se pelo terceiro ano consecutivo na região e trata-se de uma etapa Grand Slam para a divisão masculina, que contará, também, com as categorias feminina e Pro Junior.

Os atletas da “casa” Teresa Almeida, que na última semana, se sagrou pela quarta vez consecutiva vice-campeã Europeia de bodyboard, Dino Carmo, atual nº 10 do ranking mundial, e António Cardoso vão estar na água.

Encostadas as pranchas de bobyboard, entram em ação as pranchas destinadas às ondas gigantes. Depois do sucesso alcançado em 2016, o Nazaré Challenge da Big Wave Tour volta à Praia do Norte, com um período de espera de de 15 de outubro a 31 de dezembro.

Os portugueses João Macedo e António Silva, finalistas da edição passada, acreditam que a prova será novamente um sucesso, devido à “onda da Nazaré que tem, ao contrário de outros destinos, muita consistência, derivado ao canhão submarino”.

Peniche, e a praia de Supertubos, não fica fora desta onda e convida os melhores surfistas mundiais, pela nona vez consecutiva, a apanhar o tubo perfeito, entre 20 e 31 de outubro, na penúltima etapa do World Surf League.

Atualmente é Jordy Smith quem lidera o ranking mas John John Florence, que venceu em 2016 em Peniche, ocupa o segundo lugar e ainda pode “provocar estragos” na classificação. Por coincidência, Peniche tem sido nos últimos anos o local onde é conhecido o campeão mundial do circuito.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Defende a criação de Tribunais para julgar casos de violência doméstica?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This