Select Page

Obras para novas rotundas começam e provocam caos na EN109

Obras para novas rotundas começam e provocam caos na EN109

Começaram esta semana as obras de execução de duas rotundas em Ponte da Pedra, freguesia de Regueira de Pontes, concelho de Leiria. A intervenção há muito desejada por automobilistas, autarcas e moradores para descongestionar o trânsito naquele troço da EN109, criou, no entanto, um novo problema. 

Por causa da circulação alternada, junto ao local dos trabalhos, há filas de trânsito que chegam a ultrapassar os três quilómetros, no sentido Figueira da Foz – Leiria, no período da manhã. O constrangimento rodoviário reflete-se igualmente no sentido Leiria – Figueira da Foz.

Como alternativa muitos automobilistas optaram por fazer um desvio pelas estradas dos Campos do Lis, mas também essas vias acabaram por ficar congestionadas, dado o elevado afluxo de trânsito.

O projeto, orçado em cerca de 650 mil euros, prevê ainda o alargamento do perfil transversal da via com criação de uma zona de “proteção” colocada ao eixo da estrada, a reabilitação do pavimento, o reforço e adequação da sinalização, a instalação de equipamentos de segurança, de balizagem e dispositivos retrorrefletores, construção de passeios, reposição de duas gares de transportes públicos, melhoria do sistema de drenagem da via e iluminação pública.

A execução da obra deverá demorar quatro meses.

Em esclarecimentos ao nosso jornal, a Infraestruturas de Portugal esclareceu que se trata “de uma obra há muito pedida pelas populações e que visa o reforço das condições de segurança e de circulação neste troço da EN109”.

A implementação de condicionamentos à circulação foi estabelecida em coordenação com a Câmara Municipal, Junta de Freguesia e GNR locais, informa a IP, que apela à “compreensão para os transtornos, inerentes à fase de obra, causados por esta situação”. “Todavia, os condicionamentos de tráfego são imprescindíveis e têm unicamente como objetivo garantir a segurança de trabalhadores e automobilistas”, acrescenta.

MG/MR

1 Comentário

  1. carlos ferreira PORTUGAL/ALEMANHA

    espero e quero ver quantas passadeiras vao ficar e condissoes para peoes, obrigado.

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A Câmara Municipal da Marinha Grande deve comprar as piscinas de São Pedro de Moel?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This