Select Page

REGIÃO DE LEIRIA faz 82 anos

A história deste jornal começou a ser escrita a 10 de outubro de 1935, dia em que foi publicado o primeiro número de um título vocacionado para acompanhar a vida de Leiria e de toda a sua região.

Com mais de oito décadas ao serviço dos leitores, o semanário REGIÃO DE LEIRIA é uma marca de informação incontornável, líder de audiências, em papel e nos formatos digitais. As suas preocupações editoriais estendem-se ao longo de todo o distrito de Leiria, mas também incluem o concelho de Ourém bem como todos os pontos do mundo onde residem os naturais da nossa região.

O REGIÃO DE LEIRIA nasceu com uma grande ambição, começando por querer afirmar-se como “semanário de propaganda comercial, industrial e turística, noticioso, literário e recreativo”.

Em 1935, o REGIÃO DE LEIRIA era gratuito e, só quatro anos depois da sua fundação, passou a custar 1 escudo. Hoje o seu preço de capa é de 1 euro, podendo ser comprado em centenas de pontos de venda. Os assinantes em papel e em formato digital têm o principal peso na audiência global e permitem a presença do jornal em cerca de 30 países e 20.000 endereços.

A par das edições semanais, as plataformas digitais permitem ao REGIÃO DE LEIRIA manter uma atualização permanente das suas páginas e um canal de diálogo sempre aberto com os seus leitores.

A atividade do REGIÃO DE LEIRIA não se limita à publicação de trabalhos editoriais nas plataformas digitais e à edição de jornais e revistas. A par da vocação editorial, os últimos 20 anos ficaram marcados pela concretização de muitas iniciativas, nomeadamente conferências, mostras temáticas, encontros de divulgação de modalidades desportivas, galas festivas e acções de responsabilidade social.

Espelho da evolução ao longo dos tempos, o REGIÃO DE LEIRIA tem sofrido profundas transformações nestas de oito décadas.

No quadro de muitas apostas no futuro, o RL procurou sempre adaptar-se e encontrar novos meios e novas formas de chegar aos leitores. E esta é a chave da longevidade: o REGIÃO DE LEIRIA existe há 82 anos porque está ao serviço dos leitores, com rigor, independência, serviço público, sempre sem medo de experimentar os desenvolvimentos tecnológicos que vão marcando a sequência dos dias.

Em outubro de 1990 foi publicada a primeira fotografia a cores na capa do jornal. Sete anos mais tarde o REGIÃO DE LEIRIA avança para a disponibilização “real” de conteúdos na internet.

Já neste ano de 2017 o REGIÃO DE LEIRIA volta a destacar-se ao ser distinguido pelo fundo DNI da Google, com um projeto que está em desenvolvimento e que tem o objetivo de aproximar o jornal dos naturais da região que vivem no estrangeiro.

Foi a primeira vez que um jornal regional português foi financiado pela Google, o que veio permitir a concretização de uma parceria pioneira que une o REGIÃO DE LEIRIA e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria. A nossa marca de informação está ainda associada ao projeto Cidades, liderado pelo jornal Público e também financiado pela Google, que permite levar mais longe as notícias elaboradas pela nossa redação.

Nos últimos 20 anos têm sido muitos os prémios atribuídos ao REGIÃO DE LEIRIA e aos seus jornalistas, nomeadamente na área do design, fotografia e trabalhos jornalísticos.

Mas para o REGIÃO DE LEIRIA o melhor de todos os prémios é continuar a merecer a preferência dos leitores.

Obrigado por estar desse lado. O melhor ainda está para chegar.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que a Agência Mundial Antidopagem tenha proibido a Rússia, durante quatro anos, de participar em todas as competições desportivas globais?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo