Select Page

Seca obriga Porto de Mós a avançar com plano de redução de água

Seca obriga Porto de Mós a avançar com plano de redução de água

O Município de Porto de Mós anunciou hoje que vai avançar com um plano de redução/suspensão dos sistemas de rega nos espaços públicos do concelho com o objetivo de reduzir significativamente os consumos públicos de água.

Segundo uma nota de imprensa, a autarquia justifica que “as condições climatéricas tiveram como consequência uma redução muito significativa das reservas hídricas superficiais e uma redução da produtividade de recursos hídricos subterrâneos, que estão na origem dos sistemas de abastecimento de águas às populações e atividades urbanas”.

A Câmara refere ainda uma preocupação com as perdas de água, pelo que apela à população para comunicar as situações de rotura conhecidas e para evitar as regas e lavagens de pavimento, edifícios ou viaturas nas horas de calor.

Outro conselho deixado é “optar por duches rápidos em vez de banhos de banheira”, “verificar a existência de roturas ou fugas de água com regularidade” e “substituir as torneiras, os autoclismos e os equipamentos com fugas de água”.

“As freguesias estão, igualmente, a ser sensibilizadas e envolvidas neste esforço coletivo. A água potável é um bem precioso e escasso. Temos de lhe dar o devido valor, assumindo o compromisso do seu uso eficiente e racional. A incerteza e imprevisibilidade da seca e dos seus impactos justificam que se dedique uma atenção permanente a este fenómeno e não apenas uma atuação reativa a situações extremas”, sublinha a nota da imprensa.

 
Lusa 
 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

As redes sociais estão a destruir a forma como a sociedade funciona?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

O Tempo

-2° Humidity: 68%
Clouds: 90%
Wind(E): 6kph
tempo nublado
Sexta-feira
-7°
Sábado
-4°
Domingo
Segunda-feira
12°
Terça-feira
11°

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This