Select Page

Seca obriga Porto de Mós a avançar com plano de redução de água

Seca obriga Porto de Mós a avançar com plano de redução de água

O Município de Porto de Mós anunciou hoje que vai avançar com um plano de redução/suspensão dos sistemas de rega nos espaços públicos do concelho com o objetivo de reduzir significativamente os consumos públicos de água.

Segundo uma nota de imprensa, a autarquia justifica que “as condições climatéricas tiveram como consequência uma redução muito significativa das reservas hídricas superficiais e uma redução da produtividade de recursos hídricos subterrâneos, que estão na origem dos sistemas de abastecimento de águas às populações e atividades urbanas”.

A Câmara refere ainda uma preocupação com as perdas de água, pelo que apela à população para comunicar as situações de rotura conhecidas e para evitar as regas e lavagens de pavimento, edifícios ou viaturas nas horas de calor.

Outro conselho deixado é “optar por duches rápidos em vez de banhos de banheira”, “verificar a existência de roturas ou fugas de água com regularidade” e “substituir as torneiras, os autoclismos e os equipamentos com fugas de água”.

“As freguesias estão, igualmente, a ser sensibilizadas e envolvidas neste esforço coletivo. A água potável é um bem precioso e escasso. Temos de lhe dar o devido valor, assumindo o compromisso do seu uso eficiente e racional. A incerteza e imprevisibilidade da seca e dos seus impactos justificam que se dedique uma atenção permanente a este fenómeno e não apenas uma atuação reativa a situações extremas”, sublinha a nota da imprensa.

 
Lusa 
 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Concorda com um agravamento de 30% na quota de condomínio para os proprietários de alojamento local?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This