Assinar
Desporto

Surfista apanhado por uma onda gigante, sofre queda aparatosa

As ondas gigantes voltaram e já provocaram o primeiro susto. O surfista britânico apanhou uma onda mas com a força da onda acabou por sofrer um wipeout, ou seja, ser derrubado da prancha.

<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fandrewcottonsurfer%2Fvideos%2F952162861599070%2F&show_text=0&width=476″ width=”476″ height=”476″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>

As imagens estão a correr mundo e dão para ter uma ideia do que aconteceu a Andrew Cotton, surfista de ondas gigantes, que ontem, quinta-feira, esteve na Praia do Norte a usufruir da ondulação que o Canhão da Nazaré “disparou”.

Com condições para surfar, com ondas acima dos 10 metros, um grupo de 24 surfistas, já famosos pela sua ligação às ondas da Nazaré, entrou na água e desfrutou. A aventura foi acompanhada por milhares de pessoas no areal mas também por mais de 1,5 milhões de utilizadores de todo o mundo, que seguiram a transmissão em direto da Praia do Norte.

O momento do dia acabou por ser uma queda aparatosa do britânico Andrew Cotton, que foi surpreendido pela dimensão e força da onda que surfava. O surfista apanhou a onda mas acabou por sofrer um wipeout, ou seja, ser derrubado da prancha. Enrolado, o atleta foi ainda projetado, caindo desamparado na água.

“Os procedimentos de segurança disponibilizados pelo município foram imediatamente acionados, e o surfista assistido”, revela a Praia do Norte.

O resgate do surfista foi feito por Hugo Vau e Andrew Cotton foi encaminhado para o hospital, onde lhe foi diagnosticado uma fratura numa vertebra.

“O que posso dizer… Estava um pouco excitado esta manhã e terminei tendo possivelmente o pior wipeout da minha vida. Obrigado a todos os nadadores salvadores e tripulação que estava na praia e me ajudou a estabilizar e proteger a coluna. Não consigo nomear todos, mas todos fizeram a sua parte para me levar em segurança até ao hospital”, partilhou o surfista na sua conta de Instagram.

“Parti uma vértebra mas tive muita sorte. Já estou ansioso e a focar a minha energia para melhorar e voltar para mais algumas ondas”, acrescentou, agradecendo a McNamara pelo convite para surfar, a Hugo Vau pelo resgate e a todos os que o acompanharam até ao hospital.

Andrew Cotton foi assistido no areal da Praia do Norte Foto: Hélio António

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados