Select Page

Chuva de novembro atenuou ligeiramente a seca na região

Chuva de novembro atenuou ligeiramente a seca na região

Embora com valores a baixo da média, a chuva que caiu durante o mês de novembro atenuou a seca na região. Contudo a seca persiste e é severa. A diferença é que em outubro, o distrito estava numa situação de seca extrema. Ou seja, a situação é menos complicada mas está longe de ser normal.

Estes dados são revelados pelo último boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, referente a novembro. No que se refere à precipitação, “o mês de novembro classificou-se como muito seco, com um valor médio de precipitação em Portugal continental que corresponde a 50 % do valor normal”, aponta o IPMA.  Ainda assim, com a precipitação registada no final do mês, “verificou-se um aumento da percentagem de água no solo, em particular nas regiões do litoral Norte e Centro (valores acima de 40%), no entanto em alguns locais do interior Norte e Centro e na região Sul os valores de água no solo são ainda inferiores a 20%”, refere o mesmo relatório.

Quanto ao distrito de Leiria, deixou de estar em seca extrema, passado a seca severa. No final do mês, no continente português, 51% do território estava em seca extrema, 46% em seca severa e 3% em seca moderada. Novembro foi o sétimo mais seco desde 2000, revela o IPMA.

Para os próximos dias, em Leiria, o tempo seco deverá manter-se. No final da semana, a tendência aponta para o regresso da chuva.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Concorda com um agravamento de 30% na quota de condomínio para os proprietários de alojamento local?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This