Select Page

Chuva de novembro atenuou ligeiramente a seca na região

Chuva de novembro atenuou ligeiramente a seca na região

Embora com valores a baixo da média, a chuva que caiu durante o mês de novembro atenuou a seca na região. Contudo a seca persiste e é severa. A diferença é que em outubro, o distrito estava numa situação de seca extrema. Ou seja, a situação é menos complicada mas está longe de ser normal.

Estes dados são revelados pelo último boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, referente a novembro. No que se refere à precipitação, “o mês de novembro classificou-se como muito seco, com um valor médio de precipitação em Portugal continental que corresponde a 50 % do valor normal”, aponta o IPMA.  Ainda assim, com a precipitação registada no final do mês, “verificou-se um aumento da percentagem de água no solo, em particular nas regiões do litoral Norte e Centro (valores acima de 40%), no entanto em alguns locais do interior Norte e Centro e na região Sul os valores de água no solo são ainda inferiores a 20%”, refere o mesmo relatório.

Quanto ao distrito de Leiria, deixou de estar em seca extrema, passado a seca severa. No final do mês, no continente português, 51% do território estava em seca extrema, 46% em seca severa e 3% em seca moderada. Novembro foi o sétimo mais seco desde 2000, revela o IPMA.

Para os próximos dias, em Leiria, o tempo seco deverá manter-se. No final da semana, a tendência aponta para o regresso da chuva.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

As redes sociais estão a destruir a forma como a sociedade funciona?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

O Tempo

-2° Humidity: 68%
Clouds: 90%
Wind(E): 6kph
tempo nublado
Sexta-feira
-7°
Sábado
-4°
Domingo
Segunda-feira
12°
Terça-feira
11°

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This