Select Page

Em meados de 2018, todas as casas devem estar reconstruídas

A reconstrução das 264 casas de habitação permanente afetadas pelo incêndio de 17 de junho, em Pedrógão Grande, deve estar concluída em meados de 2018. A afirmação é da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, que disse à agência Lusa que até ao final deste ano a última casa vai estar em obra.

O território afetado recebeu a visita do primeiro-ministro, António Costa, no passado dia 16, que voltou a ser “mestre-de-obras”, inaugurando mais algumas casas cuja reconstrução foi concluída. Durante a visita, o líder do executivo sublinhou que só um excesso de otimismo poderia levar a crer que todas as casas afetadas estariam recuperadas antes do natal.

No entanto, António Costa sublinhou que, passados seis meses, 70% das casas estão concluídas ou em obra, “o que significa um esforço extraordinário feito por todas as entidades envolvidas”.

Pelo território, os sinais de reconstrução vão sendo sentidos e os apoios vão sendo distribuídos por empresas, famílias com casas afetadas ou agricultores. Porém, há também muita desconfiança em relação ao futuro, críticas na distribuição de ajudas e protestos contra a forma como o processo na agricultura foi conduzido.

Os montes continuam repletos de árvores ardidas, a reflorestação está por arrancar, ainda se encontram alguns carros calcinados e muitas casas ardidas pelo território e, pelos cafés e postos de abastecimento, ainda se pergunta pela estrada 236-1, onde a maioria das pessoas morreram. Apesar disso, o natal foi diferente para cerca de uma centena de famílias, que já o passou na sua casa agora reconstruída.

(Artigo publicado na edição de 21 de dezembro de 2017)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que avance, a curto prazo, o processo de regionalização?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Semana de Moldes 2018

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This