Assinar
Atletismo

Marcha de alto nível volta a Porto de Mós e Inês Henriques promete mais recordes

A recordista mundial dos 50 quilómetros marcha, Inês Henriques, recebeu hoje a Chave de Honra de Porto de Mós e prometeu tentar bater mais um recorde na vila, nos próximos campeonatos nacionais de marcha de estrada, agendados para o dia 7 de janeiro de 2018.

“Vou fazer os 35 km, cujo recorde consegui no ano passado aqui, porque este ano vai ser duro. Vamos ter o campeonato do mundo de nações, no dia 5 de maio, onde vou competir nos 50 quilómetros, e três meses depois vou ter o campeonato da Europa”, disse a atleta, na cerimónia de apresentação dos campeonatos nacionais, no Salão Nobre do município de Porto de Mós. 

Apesar de não ir competir na distância em que é recordista mundial, os 50 km marcha, Inês promete tentar bater o recorde nacional dos 35 km (2h50s79), que atualmente é seu, tendo sido obtido em Porto de Mós no início deste ano.

“O ritmo que quero impor desde o início é 04,48 [km/h], que é o ritmo para fazer quatro horas nos 50 quilómetros. Aqui aponto para as 02:48 horas”, ou seja, retirar dois minutos ao recorde que lhe pertence.

Inês Henriques preparar-se-á em Porto de Mós para esse outro objetivo, que é voltar a quebrar o recorde dos 50 km marcha. “Quero demonstrar que ainda podemos fazer mais e melhor”.

Foi em Porto de Mós que a atleta bateu pela primeira vez, em 15 de janeiro de 2017, a melhor marca mundial daquela distância, com 4h08m26.

“Iniciei aqui algo fantástico na minha carreira. Demonstrei aqui ao mundo que nós, mulheres, podemos fazer 50 quilómetros e com grande qualidade”.

Por essa ligação emblemática a Porto de Mós, o presidente do município, Jorge Vala, entregou hoje a Chave da Vila a Inês Henriques e lançou-lhe o desafio de ser “embaixadora de Porto de Mós para o mundo”.

“Mesmo que ela não queira, a vida desportiva da Inês vai estar inevitavelmente e sempre ligada a Porto de Mós”, afirmou Jorge Vala. 

Em resposta, Inês Henriques garantiu que Porto de Mós é especial para si. “Ficará sempre no meu coração. Foi aqui que iniciei a caminhada nos 50 km. É uma alegria muito grande. Rio Maior é muito importante para mim, mas por Porto de Mós tenho um carinho muito grande”.

O campeonato nacional de marcha de estrada realiza-se em Porto de Mós, no dia 7 de janeiro de 2018. A prova vai contar com a presença de uma dezena de atletas olímpicos nos escalões principais.

 


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados