Select Page

Marcha de alto nível volta a Porto de Mós e Inês Henriques promete mais recordes

Marcha de alto nível volta a Porto de Mós e Inês Henriques promete mais recordes

A recordista mundial dos 50 quilómetros marcha, Inês Henriques, recebeu hoje a Chave de Honra de Porto de Mós e prometeu tentar bater mais um recorde na vila, nos próximos campeonatos nacionais de marcha de estrada, agendados para o dia 7 de janeiro de 2018.

“Vou fazer os 35 km, cujo recorde consegui no ano passado aqui, porque este ano vai ser duro. Vamos ter o campeonato do mundo de nações, no dia 5 de maio, onde vou competir nos 50 quilómetros, e três meses depois vou ter o campeonato da Europa”, disse a atleta, na cerimónia de apresentação dos campeonatos nacionais, no Salão Nobre do município de Porto de Mós. 

Apesar de não ir competir na distância em que é recordista mundial, os 50 km marcha, Inês promete tentar bater o recorde nacional dos 35 km (2h50s79), que atualmente é seu, tendo sido obtido em Porto de Mós no início deste ano.

“O ritmo que quero impor desde o início é 04,48 [km/h], que é o ritmo para fazer quatro horas nos 50 quilómetros. Aqui aponto para as 02:48 horas”, ou seja, retirar dois minutos ao recorde que lhe pertence.

Inês Henriques preparar-se-á em Porto de Mós para esse outro objetivo, que é voltar a quebrar o recorde dos 50 km marcha. “Quero demonstrar que ainda podemos fazer mais e melhor”.

Foi em Porto de Mós que a atleta bateu pela primeira vez, em 15 de janeiro de 2017, a melhor marca mundial daquela distância, com 4h08m26.

“Iniciei aqui algo fantástico na minha carreira. Demonstrei aqui ao mundo que nós, mulheres, podemos fazer 50 quilómetros e com grande qualidade”.

Por essa ligação emblemática a Porto de Mós, o presidente do município, Jorge Vala, entregou hoje a Chave da Vila a Inês Henriques e lançou-lhe o desafio de ser “embaixadora de Porto de Mós para o mundo”.

“Mesmo que ela não queira, a vida desportiva da Inês vai estar inevitavelmente e sempre ligada a Porto de Mós”, afirmou Jorge Vala. 

Em resposta, Inês Henriques garantiu que Porto de Mós é especial para si. “Ficará sempre no meu coração. Foi aqui que iniciei a caminhada nos 50 km. É uma alegria muito grande. Rio Maior é muito importante para mim, mas por Porto de Mós tenho um carinho muito grande”.

O campeonato nacional de marcha de estrada realiza-se em Porto de Mós, no dia 7 de janeiro de 2018. A prova vai contar com a presença de uma dezena de atletas olímpicos nos escalões principais.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda com a redução de 50% do tarifário dos passes dos transportes públicos?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This