Assinar
Cultura

As tradições de Natal e das Janeiras de Óbidos estão no novo filme de Tiago Pereira

O que aproxima e o que distingue Óbidos, Lousã, São Pedro do Sul, Águeda e Idanha-a-Nova? Um novo projeto intermunicipal vai à procura de respostas e o primeiro passo desse caminho é o filme “5 entradas para uma cartografia de afetos”.

O realizador impressionou-se com o “surrealismo popular” do Rancho do Arelho Foto: Tiago Pereira

O que aproxima e o que distingue Óbidos, Lousã, São Pedro do Sul, Águeda e Idanha-a-Nova? O projeto “5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos.” vai à procura das potencialidades e talentos de cada município e o primeiro passo desse caminho é o filme “5 entradas para uma cartografia de afetos”, que estreia esta sexta-feira, dia 5 de janeiro, em Idanha-a-Nova.

No filme de Tiago Pereira, mentor do projeto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, comparam-se práticas musicais das Janeiras e cantigas de Natal dos cinco municípios. 

Durante um mês, o realizador filmou as tradições de cada concelho associadas ao Natal e à chegada do novo ano. No distrito de Leiria, passou por Óbidos, concretamente pelo Arelho e pela Gracieira.

O Rancho Folclórico e Etnográfico do Arelho cantou e tocou para o filme de Tiago Pereira, que registou ainda a receita dos bolos do Menino Jesus, típicos da Procissão da Gracieira, que se realiza no dia 25 de dezembro. “Também gravei uma senhora que canta cantigas de Natal, que já tinha sido gravada pelo [José Alberto] Sardinha, anos antes”, conta ao REGIÃO DE LEIRIA.

“Nunca tinha estado na lagoa [de Óbidos] e é incrível, mas aquele rancho folclórico é também qualquer coisa. Gravei o rancho não trajado, todos os membros eram de certa foram familiares uns dos outros e eram muitos novos, uma particularidade que não se vê na maior parte dos grupos. Até havia um bebé, que estava sempre ao colo”, nota Tiago Pereira. 

Em noite de dezembro com muito frio, o rancho cantou as Janeiras de forma “muito realista”. “Parece mesmo que estão a cantar para alguém e não para um vídeo”, recorda o realizador, que ficou impressionado com a “força humana do grupo”. “Tem um surrealismo popular encantador”, acrescenta.

O filme “5 entradas para uma cartografia de afetos” mostra a grande diversidade musical da zona central de Portugal.

“É incrível. Vai desde as polifonias das mulheres de São Pedro do Sul – desde logo Manhouce à cabeça; e de repente passamos em Penha Garcia onde temos os Cantares aos Reis com o adufe de uma maneira completamente diferente; e depois vamos a Óbidos onde há cavaquinhos e eles a cantarem de forma completamente diferente; e ainda subimos à Lousã e temos outra coisa diferente”.

Tiago Pereira vai voltar a filmar em Óbidos – onde o filme será apresentado, em data a designar – e nos outros quatro concelhos envolvidos no projeto ao longo do ano. “A ideia é continuar a gravar  práticas musicais que sejam comuns a todos e que tenham a ver com outras alturas do ano, mostrando um pouco o que une todos estes municípios”, num exercício que tem a ver com a essência do trabalho do realizador: “Gravar as pessoas”.

O filme “5 entradas para uma cartografia de afetos”

Rancho do Arelho n’A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria 

“5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos.” é uma rede cultural entre municípios da região centro com características diferenciadoras. Através de espetáculos, exposições, residências artísticas, visitas guiadas e outras atividades a desenvolver durante três anos, vão partilhar-se saberes e experiências na área da cultura, procurando o reforço da visibilidade e diferenciação da identidade cultural e territorial de Óbidos, Lousã, Águeda, São Pedro do Sul e Idanha-a-Nova (que coordena). Em Óbidos o foco será a cultura literária, em Idanha a Música, São Pedro do Sul partilhará a sua tradição feminina, na Lousã o destaque são as práticas pedagógicas e Águeda partilhará a criatividade. O filme de Tiago Pereira marca o arranque do projeto.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados