Assinar

Primeira neve deste inverno deve chegar este fim de semana ao distrito de Leiria

A neve deve regressar este fim de semana ao distrito de Leiria. Com a previsão de uma acentuada descida das temperaturas, que se faz sentir já a partir desta sexta-feira, acompanhada de precipitação, é já elevada a probabilidade de queda de neve na zona nordeste do distrito.

Queda de neve é uma forte possibilidade nos pontos mais altos no norte do distrito Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

A neve deve regressar este fim de semana ao distrito de Leiria. Com a previsão de uma acentuada descida das temperaturas, que se faz sentir já a partir desta sexta-feira, acompanhada de precipitação, é já elevada a probabilidade de queda de neve na zona nordeste do distrito.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê já para esta sexta-feira “queda de neve acima de 1400 metros, descendo gradualmente a cota para 600/800 metros nas regiões Norte e Centro”. No sábado a previsão aponta para a “possibilidade de queda de neve acima de 700 metros”.

Ora, as altitudes máximas no distrito contemplam vários concelhos que ultrapassam a cota mínima apontada para a eventual queda de neve. É o caso de Castanheira de Pera, concelho que conta com a serra da Lousã e que atinge os 1.205 metros de altitude. Ainda acima dos mil metros de altitude estão os pontos mais altos de Figueiró dos Vinhos (1.009 metros).

Se atendermos meramente à altitude, será ainda possível que a neve chegue aos pontos mais elevados dos concelhos de Pedrógão Grande (779 metros), Ourém (já no distrito de Santarém e com uma altitude máxima de 678 metros), Alvaiázere (618 metros) e Porto de Mós com uma altitude máxima de 615 metros. 

A neve necessita de temperaturas na atmosfera abaixo de zero ou no ponto de congelação e, naturalmente de humidade. A precipitação em forma de neve não obriga, contudo, a que as temperaturas no solo estejam próximas de zero. Se a temperatura no solo não ultrapassar o ponto de congelação, a neve chegará ao solo. Contudo, reunidas algumas condições, a neve pode chegar ao solo com temperaturas positivas. Nesses casos, os flocos de neve começam a derreter nas zonas menos frias, mas esse processo arrefece o ar, retardando o desaparecimento da neve, explica o The National Snow and Ice Data Center dos Estados Unidos da América.

Segundo site Met Office, do serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, a neve geralmente cai quando a temperatura se situa em níveis inferiores aos dois graus positivos.

E, para esta região estão previstas temperaturas mínimas na noite de sexta-feira para sábado que poderão rondar ou mesmo ser inferiores aos dois graus. Ou seja, poderão ocorrer condições favoráveis à ocorrência de precipitação na forma de neve nalguns dos pontos mais elevados do distrito.

Acresce que existem algumas previsões que apontam para a eventualidade de a cota mínima na região ser ligeiramente inferior à prevista pelo IPMA. O site meteopt.com avança com uma cota a rondar os 400 metros para a queda de neve na região no sábado. Contudo, importa notar que para sábado a previsão é de aguaceiros que poderão não coincidir com os momentos em que as temperaturas estão mais baixas.  

Carlos S. Almeida
Jornalista
carlos.almeida@regiaodeleiria.pt

Mapa de previsão para a cota de neve na Península Ibérica na noite de sábado (clique para ampliar)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados