Select Page

Estado assume combate à poluição das suiniculturas

O ministro do Ambiente disse esta quarta-feira, 14 de fevereiro, que a empresa Águas de Portugal, em conjunto com as autarquias da região de Leiria, vai encontrar uma solução para as descargas de efluentes das suiniculturas que afetam a Bacia Hidrográfica do Lis.

João Matos Fernandes, que falava aos jornalistas após participar na Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, adiantou que o Governo receberá ainda em fevereiro uma proposta de solução técnica e de tarifa para o tratamento dos efluentes, a ser negociada com autarquias e produtores.

A proposta deve passar pela construção de uma ETES (estação de tratamento de efluentes suinícolas), mas mais pequena do que a prevista, e o aproveitamento da capacidade das ETAR (estação de tratamento de águas residuais) existentes.

No entanto, o ministro do Ambiente afirmou que os industriais da suinicultura têm de dar garantias de que vão depositar os efluentes nestas instalações e pagar as tarifas a definir.

“A dimensão do problema obriga a uma intervenção pública que não é desejável”, salientou o governante, recordando que são os operadores que têm de construir as unidades de tratamento e encontrar soluções para os seus efluentes, que “não são uma responsabilidade do Estado”.

Esta solução – participação da Águas de Portugal e autarquias – é em tudo semelhante à aplicada na região Oeste, que não produziu resultados relevantes na última década, encontrando-se a Trevo Oeste (com maioria de capitais públicos da Águas de Portugal e das autarquias) sem atividade. Duas das estações de tratamento de efluentes previstas não foram construídas e a terceira, em São Martinho do Porto, ficou parada a meio do projeto do investimento.

Carlos Ferreira

Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que avance, a curto prazo, o processo de regionalização?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Semana de Moldes 2018

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This