Select Page

Há luz verde para novo centro de saúde na Nazaré, 40 anos depois

O Tribunal de Contas concedeu, esta semana, o visto à construção da nova Unidade de Saúde da Nazaré.

A deliberação foi tomada no início desta semana e vai permitir dar resposta a uma necessidade exigida há quatro décadas, revela a autarquia em comunicado.

O novo Centro de Saúde vai “dar resposta aos requisitos atuais das infraestruturas físicas de prestação de cuidados de saúde primários, através da melhoria dos espaços; da qualidade de prestação de cuidados médicos, de enfermagem, atendimento dos utentes; e das condições de trabalho dos profissionais”, revela a mesma nota.

A infraestrutura vai nascer no local onde funciona o atual Centro de Saúde, um pré-fabricado provisório desde a década de 80, que será demolido e tem financiamento comunitário aprovado.

Até à inauguração, os cuidados de saúde primários serão prestados em espaços da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio,  e que estão a ser adaptados às novas funções (empreitada no valor de 105 mil pagos pela autarquia): Unidade de Saúde Familiar – USF Nazareth e USF Global, Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados – URAP, Unidade de Cuidados na Comunidade – UCC, e Unidade de Saúde Pública – USP).

“O futuro Centro de Saúde responderá, de forma adequada, às necessidades atuais e futuras da população, através da melhoria da oferta existente, promovendo o desenvolvimento sustentável, o reforço da acessibilidade, a equidade e a coesão social. Sentimos uma grande satisfação por estarmos à beira de concretizarmos um sonho antigo, reivindicado há anos, mas concretizado pela atual gestão da Câmara (PS). Em breve, teremos um novo Centro de Saúde, de topo, e que também será um fator de afirmação do concelho”, disse Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal.

O edifício onde ficará instalada a nova unidade de saúde será cedido à Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo, por um período de 40 anos.

 

Atual Centro de Saúde está a funcionar num pré-fabricado provisório há 40 anos. Será demolido e no local nascerá a nova unidade. Cuidados de saúde primários passam a ser prestados em espaços da Confraria de N. S. Nazaré, no Sítio.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que avance, a curto prazo, o processo de regionalização?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Semana de Moldes 2018

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This