Select Page

Complexo de piscinas e estádio de Leiria recebem as primeiras grandes obras desde a construção

Complexo de piscinas e estádio de Leiria recebem as primeiras grandes obras desde a construção

Pista de tartan do Estádio Municipal de Leiria vai receber um retoping Foto: Joaquim Dâmaso

A Câmara de Leiria prepara-se para requalificar as infraestruturas desportivas do concelho, com um investimento na ordem dos 3,425 milhões de euros. Estas serão as primeiras grandes intervenções que o município irá fazer, por exemplo, no Estádio de Leiria e no Complexo Municipal de Piscinas desde a sua construção.

A ação da autarquia vai mais longe e irá englobar ainda intervenções nos pavilhões gimnodesportivos e no Centro Nacional de Lançamentos, adiantou Carlos Palheira, vereador do desporto da Câmara de Leiria, durante a apresentação dos grandes eventos desportivos que se irão realizar em Leiria no primeiro semestre deste ano.

Melhorar a eficiência energética e estrutural do Complexo de Piscinas Municipal é a principal obra que irá acontecer naquele recinto, construído em 2003, e que corresponde à “primeira grande obra de requalificação desde a sua inauguração”. Esta será realizada no final de julho e no mês de agosto, período em que a piscina encerra, devendo abrir em setembro “em ótimo estado”, refere o vereador. “A piscina vai ficar com um nível excecional”, acrescentou.

Com todos os problemas já identificados, nesta onda de investimento, foi também adquirido para o complexo, um equipamento de apoio às pessoas com dificuldades de mobilidade, para entrada nos tanques de água.

Ali ao lado, o estádio municipal não escapa a esta onda de requalificação e, até final do ano, todos os sistemas de AVAC, caldeiras, cobertura e energia vão merecer reparações e os sistemas de segurança renovados. A pista de tartan, uma reivindicação antiga dos clubes, também será corrigida, com um retoping do piso, tal como os corredores do lançamento do dardo, de salto em comprimento e triplo salto, que já foram intervencionados a tempo da Taça da Europa de Lançamentos.

Quanto aos pavilhões municipais, todos vão passar a ter sistema de iluminação LED, entre outras melhorias.

Apesar do período sem qualquer manutenção e da dimensão das obras anunciadas, o vereador acrescenta que “as condições de operacionalidade [dos equipamentos desportivos]  nunca estiveram em causa”.

Triatlo, lançamentos e pedestres

Na apresentação das principais atividades desportivas para o primeiro semestre de 2018, Carlos Palheira destacou a realização, já este fim de semana, da Taça de Portugal de Triatlo, onde são esperadas cerca de 450 pessoas na zona da Lagoa da Ervedeira e Praia do Pedrógão.

Nos dias 10 e 11, Leiria recebe a Taça da Europa de lançamentos com a presença de campeões olímpicos e seleções nacionais de mais de 20 países.

Uma das novidades é o acolhimento do torneio de apuramento do Campeonato do Mundo de Andebol de juniores A em femininos, com a presença das seleções de Portugal, Espanha, Áustria e Bulgária, entre 20 e 25 de março.

O desporto informal é também uma das prioridades da autarquia, que irá reforçar a organização da rede de percursos pedestres, em colaboração com o Núcleo de Espeleologia de Leiria, com dez atividades programadas.

Provas do Campeonato do Mundo de Aeromodelismo e de Drones, etapas nacionais de skate e futebol de formação fazem parte da programação do município de Leiria.

Marina Guerra
Jornalista
marina.guerra@regiaodeleiria.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda com a redução de 50% do tarifário dos passes dos transportes públicos?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This