Assinar
Desporto

Costa oeste dos Estados Unidos é a nova aventura de Carlos Vieira

Bombeiro ciclista de Leiria vai ligar Vancouver (Canadá) a Tijuana (México), pela costa oeste dos Estados Unidos, na companhia do antigo piloto de automóveis Miguel Vilar

Já esteve por seis vezes nos Estados Unidos da América. Foi lá que, em 1990, bateu um dos recordes do mundo que detém – pedalou durante 25h05m sobre rolos em Newark, Nova Jérsia. Domingo, dia 1, Carlos Vieira está de regresso ao continente norte-americano para mais uma aventura: fazer toda a costa oeste dos Estados Unidos de bicicleta.

“É mais uma aventura, um prazer mas também uma missão”, explica ao REGIÃO DE LEIRIA. Depois de em 2017 ter cumprido, na companhia de Miguel Vilar, a ligação entre o Vaticano e Fátima, sob o lema “Pedalar pela paz”, os dois ciclistas voltam a juntar-se para passar a mensagem.

“A ideia foi do Miguel Vilar e eu aceitei rapidamente. Aliás, até ao final da minha carreira como ciclista, enquanto puder andar de bicicleta, será o meu lema. Existem situações complicadas em todo o mundo e é a pedalar que nós encontramos uma forma de chamar a atenção da sociedade”, conta, a poucos dias da partida.

A dupla voa amanhã, sexta-feira, para Seattle, de onde seguirá de carro, com Filipe Neves, que fará o acompanhamento técnico à equipa. A partida está agendada para as 9 horas do dia 1 de abril, em Vancouver (Canadá), e a chegada acontece em Tijuana (México), a 28 de abril, com dois dias de paragem pelo meio. A etapa com maior extensão terá 144 km e a menor, e última, 37 km, num total de 2800 km. “É como fazer do Vaticano até Leiria, o que, para mim, que já fiz, é relativamente fácil”, reconhece.

Com a bandeira de Portugal na bicicleta e sem nervosismos, Carlos Vieira assume alguma ansiedade em completar mais este desafio. As condições meteorológicas que a equipa vai encontrar serão bastante diferentes, desde a neve no Canadá ao calor tórrido da Califórnia, mas nem isso preocupa Carlos Vieira, que ainda assim, dispensa a chuva e o vento, “sobretudo se for de frente”. Pelo caminho, o bombeiro-ciclista e o antigo piloto de automóveis vão visitar algumas comunidades portuguesas emigradas nos Estados Unidos.

O regresso a Portugal está previsto para 2 de maio e a aventura poderá ser acompanhada pelo Facebook (www.facebook.com/Pedalar.pela.paz/).

Esta será a sétima vez que Carlos Vieira vai pedalar nos Estados Unidos da América. Em 1990, bateu um recorde do mundo Foto: Joaquim Dâmaso

Marina Guerra
Jornalista
marina.guerra@regiaodeleiria.pt

(Artigo publicado na edição de 29 de março de 2018)

A partida está agendada para as 9 horas do dia 1 de abril, em Vancouver (Canadá), e a chegada acontece em Tijuana (México), a 28 de abril, com dois dias de paragem pelo meio. Das 25 etapas, a maior extensão terá 144 km e a menor, e última, 37 km, num total de 2.800 km.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados