Assinar

Félix está a chegar e traz consigo chuva, vento e ondas até 14 metros

A tempestade Félix, que começou a fazer sentir os seus efeitos já no dia de ontem, quinta-feira, vai intensificar a sua ação neste fim de semana.

A tempestade Félix, que começou a fazer sentir os seus efeitos já no dia de ontem, quinta-feira, vai intensificar a sua ação neste fim de semana.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se “precipitação, que será por vezes forte e persistente” a partir desta sexta-feira, dia 9, “podendo mesmo ser acompanhada de trovoada e queda de granizo”. O vento, adianta ainda o IPMA, “irá aumentar de intensidade”.

O vento deverá atingir “valores de rajada até 85 km/h, que serão até 110 km/h nas terras altas”, especialmente no domingo.

O agravamento das condições meteorológicas deverá ter implicações na agitação marítima. A partir desta sexta-feira, “prevê-se ondulação de sudoeste com altura significativa entre 4 e 6 metros, passando gradualmente a ondas de noroeste com 6 a 8 metros”. A ondas poderão mesmo “atingir 14 metros de altura máxima, no dia 11 domingo”, avança o IPMA.

O IPMA colocou sob aviso laranja toda a costa portuguesa, entre as 18 horas de sábado e as 15 horas de domingo. O Instituto emitiu também aviso amarelo, terceiro na escala de quatro, para a Madeira e para os distritos de Bragança, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro até às 06 horas de sábado, devido a chuva por vezes forte e acompanhada por trovoada.

No que se refere às temperaturas, para esta sexta-feira estão previstos 18 graus de temperatura máxima para Leiria. Sábado e domingo deverão trazer, contudo, uma descida nas temperaturas máximas: estão previstos 16 graus de máxima para sábado e 13 graus para domingo para Leiria. As mínimas serão de 10 e 8 graus, no sábado e no domingo, respetivamente. 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados