Assinar
Andebol

Portugal tenta apuramento para mundial de andebol em Leiria

Seleção nacional sub20 procura apuramento para campeonato do mundo de andebol feminino em Leiria. Jogos acontecem no pavilhão da Juve Lis e têm entrada gratuita.

Há duas atletas da região que vão estar na luta pelo apuramento de Portugal para o mundial de andebol feminino sub20, na Hungria. Miriam Almeida e Luana Periquito, da SIR 1º Maio/CJB, foram chamadas pelo selecionador nacional Ulisses Pereira, na convocatória divulgada ontem, em Leiria.

A fase de apuramento para o mundial vai ter lugar no pavilhão da Juve Lis, em S. Romão, Leiria, entre os dias 23 e 25 de março e das quatro seleções em prova, duas irão chegar à fase final – Portugal, Espanha, Bulgária e Áustria.

“Leiria é um ambiente de andebol por sua natureza, e no feminino muito em particular. É com todo o entusiasmo, prazer, convicção e esperança que este seja um espaço de felicidade para a seleção feminina de sub20 e que possamos estar no Campeonato do Mundo a decorrer na Hungria”, disse Miguel Laranjeiro, presidente da Federação Portuguesa de Andebol, que apelou à presença do público nos jogos.

O convite foi também feito por Raul Castro, presidente da Câmara de Leiria, que relembrou que “o andebol feminino tem aqui [Leiria] uma expressão interessante, são vários os clubes na região com prática de andebol feminino, temos atletas que têm sido internacionais, há um trabalho, feito pelos clubes, de excelência”. 

Com entrada gratuita, a primeira jornada do grupo acontece na sexta-feira, a partir das 18h45. Portugal enfrenta Espanha às 21 horas.

Ulisses Pereira confessa que a equipa tem o sonho de se qualificar e afirma que apesar de “não ser fácil”, “é possível”.

Sobre as outras seleções, o técnico considera que a seleção espanhola é grande favorita para o apuramento por ter “uma defesa profunda e um jogo rápido”. Da Bulgária, considerada menos experiente na competição, espera uma “ambição muito forte e que quererá fazer uma surpresa”, enquanto a formação austríaca é a “mais semelhante” com a de Portugal.

“A questão de jogarmos em casa pode fazer a diferença”, fez notar o técnico. “Não deixem para o último dia, porque o nosso último desafio é contra a Bulgária e é possível, até, que as coisas já estejam decididas nesse dia. Sexta e sábado serão os dias das grandes decisões”, antecipou. 

Apesar de ter algumas jogadoras indisponíveis para os três encontros que a seleção nacional vai disputar, o técnico entende ter “as 16 melhores jogadoras disponíveis neste momento”. “Esta é a seleção ideal para conseguirmos o apuramento para o campeonato do mundo. As pessoas que forem ao pavilhão vão ficar surpreendidas com a qualidade destas jogadoras”, realçou.

A seleção, sob orientação de Ana Seabra, concentra-se a partir de amanhã, quinta-feira, em Leiria.

Marina Guerra
Jornalista
marina.guerra@regiaodeleiria.pt

PROGRAMA
Sexta-feira, 23/03/2018 
18h45 – Áustria : Bulgária
21h00 – Portugal : Espanha

Sábado, 24/03/2018 
16h00 – Espanha : Bulgária
18h15 – Portugal : Áustria

Domingo, 25/03/2018 
14h30 – Espanha : Áustria
16h45 – Bulgária : Portugal 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados