Select Page

Conservatório Annarella compete com 21 bailarinos no YAGP 2018

Uma comitiva de 21 estudantes do Conservatório Privado Internacional de Dança e Ballet Annarella Sanchez iniciou hoje a participação nas finais do concurso Youth American Grand Prix (YAGP) em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. É o quinto ano consecutivo que a escola de Leiria participa naquela que é considerada a competição para bailarinos em formação mais importante do mundo. 

O Conservatório Privado Internacional vai participar nas categorias de solista júnior feminino, com Margarita Fernandes (12 anos) e Rebecca Rudolf (14 anos) e solita masculinos, com António Casalinho, Francisco Gomes e Bernardo Costa.

Em pas de deux e duetos vão dançar Margarida Gonçalves, Bernardo Costa, Francisco Gomes, Mariuca Iordach, Diana Brandão, João Gomes, Matilde Neves, Eduardo Bolsa, Adrien Hohenberg, António Casalinho e Laura Viola.

Por grupos, também haverá em competição bailarinos de Leiria, tanto em clássico como em contemporâneo e ainda em dança de carácter.

Em conjunto, os jovens bailarinos de múltiplas nacionalidades vão mostrar a qualidade da dança ensinada em Leiria, um trabalho que Annarella Sanchez construiu de há mais de duas décadas para cá.

“É um orgulho para nós e para eles representarem Leiria e Portugal”, sublinha Annarella Sanchez ao REGIÃO DE LEIRIA, enquanto aguarda com expectativa a confirmação da participação na “Gala Estrelas de Hoje Encontram as Estrelas do Amanhã”:

“Vamos apresentar uma coreografia de grupo que tem sido sempre qualificada por diferentes jurados das várias competições com pontuação máxima, 100 pontos”.

Para a professora, esse convite “vale mais que muitos prémios”, porque permite “poder dançar no Lincon Center em Nova Iorque, um sonho para qualquer estudante e bailarino”.

No YAGP participam escolas de várias partes do mundo, que para garantir o apuramento tiveram de passar exigentes semifinais.

O Conservatório Internacional Privado apresenta no YAGP 2018 a maior representação nacional. Em competição estão ainda três bailarinos de Coimbra, dois do Porto e dois do Conservatório Nacional de Lisboa.

O que se passa na nossa cidade?

Representamos Portugal com o apoio unicamente dos pais e professores que dão tudo para a evolução dos alunos. Não recebemos apoios do Estado, não temos teatro e os nossos recursos materiais são escassos. Mas tenho orgulho em dizer que competimos e representamos o país como se fosse o futebol, na Liga dos Campeões! Lamento muito que projetos medíocres sejam subsidiados e apoiados e para nós, que sempre levamos o nome de Portugal bem alto, o apoio seja zero. Temos um público numeroso que admira o nosso trabalho fora de Portugal. Em Portugal também, excepto em Leiria, uma cidade onde, quando fazemos um espectáculo, o público leiriense é muito pouco. Ao mesmo tempo, há pessoas que vêm de vários pontos do país para assistir ao que fazemos… O que se passa na nossa cidade? Estão adormecidos? Estão de costas voltadas para o mundo real? Já perdi as esperanças de poder juntar as escolas de dança da região de Leiria. Na sua maioria parece que ficaram no passado. Estou cá há 22 anos e tudo parece igual… Por isso decidi tratar e trabalhar com estudantes e público estrangeiro e de outras cidades de Portugal. Pelo menos contribuo com uma grande ajuda para o turismo da cidade. Quando cheguei a Leiria sempre pensei fazer dela uma grande cidade onde o ballet e a dança fossem conhecidos e respeitados. Hoje sinto isso: Leiria é conhecida no mundo pela qualidade do ballet e pelo nível dos seus estudantes. Tenho que fazer um agradecimento especial a direção da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira de Leiria, ao diretor Pedro Biscaia, a todos os professores pelo apoio e compreensão para que nossos estudantes tenham a oportunidade de representar o país e a cidade de Leiria como bem merece.

Annarella Sanchez

Diretora do Conservatório Internacional de Ballet e Dança

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda com a redução de 50% do tarifário dos passes dos transportes públicos?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This