Select Page

Muita música e propostas para surpreender na Festa dos Museus

A solo, ao piano, Joana Gama abre a Festa dos Museus no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, segunda-feira, dia 16

Sete museus e espaços culturais de Leiria ganham outra vida entre segunda-feira, 16 de abril, e o dia 22, na terceira edição da Festa dos Museus, que pretende celebrar a diversidade museológica da cidade com cerca de meia centena de propostas, incluindo 17 concertos.

O programa contempla roteiros de observação de aves, visitas guiadas por D. Afonso Henriques, oficinas de pintura com luz ou sessões de cinema para bebés, entre ‘workshops’, espetáculos de dança e teatro e exposições.

O “prato forte” da programação é, contudo, a música, com 17 concertos que levam desde a música tradicional à eletrónica, passando pelo rock, fado e ‘turntablism’, a salas habituadas à contemplação em silêncio.

“Mais do que trazer à Festa dos Museus projetos de Leiria consolidados, como First Breath After Coma ou Surma – que já tocaram nas edições anteriores – quisemos pegar em projetos que digam algo à realidade museológica de Leiria, cruzando a tradição e a contemporaneidade”, explica Hugo Ferreira, da editora Omnichord Records, que escolheu a programação musical com Guilherme Garrido, responsável pela programação de festivais como Tremor, A Porta ou Supernova.

A intenção é, através da música, “apelar às pessoas para virem conhecer estes espaços”, seduzindo-as “a ultrapassar esta barreira que é muitas vezes, para muita gente, a porta dos museus”, acrescenta Guilherme Garrido.

“Será que todas as pessoas sabem a história da exposição ‘ReBelDes’, cujos autores usavam as chapas [de diagnóstico] da sua própria doença para fazer um filme? Ou conhecem a exposição ‘Manto de todas as cores’, onde há o cruzamento do trabalho de Mariana, a miserável, com arte sacra? Pegámos em exemplos como estes para construir uma programação que abranja músicas que podem ser ouvidas por todas as pessoas”, explica Hugo Ferreira.

A Festa dos Museus começa na segunda-feira, com um concerto de piano solo de Joana Gama no Centro de Diálogo Intercultural.

Sean Riley apresenta o novo disco “California” na terça-feira e o espanhol Eduardo Paniágua leva à Igreja da Misericórdia “Poemas de Alhambra e cânticos místicos”, na quarta.

O violetista José Valente criou um repertório próprio para apresentar na quinta-feira, no Moinho do Papel, à beira do rio Lis. No mesmo espaço, o dia 20 é dedicado ao rock, com Dirty Coal Train, Killimanjaro e Victor Torpedo Karaoke.

Dia 21, a brasileira La Baq atua no mimo, há Fádo com Alma no Moinho do Papel e Omiri e Beatbombers agitam o Museu de Leiria.

A fechar o programa musical da festa, dia 22, B Fachada (com um programa para famílias) e Farratuga vão ao Museu de Leiria, o Coral Polifónico do Oeste canta no Castelo de Leiria e o Grupo de Danças e Cantares de S. Romão atua no Agromuseu da Ortigosa. O último momento é uma serenata com António Ataíde no mimo, “uma apologia ao amor e ao respeito por esta cidade e por todas as pessoas que estão à frente dos equipamentos museológicos”, afirma Guilherme Garrido.

A Festa dos Museus acontece no Museu de Leiria, Castelo, mimo – Museu da Imagem em Movimento, Centro de Diálogo Intercultural, Moinho do Papel, Agromuseu Municipal D. Julinha e Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho.

Consulte o programa também aqui e faça download aqui.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

A Câmara de Leiria deve transferir, a partir de 2020, a Feira de Maio para uma nova localização?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This