Select Page

Leiria acolhe comemorações do Dia Nacional dos Cientistas

 

Investigadores, artistas, empresários, políticos, professores e estudantes reúnem-se em Leiria, na próxima quarta-feira, 16 de maio, para debater, através de diferentes painéis, “Os Caminhos do Conhecimento, o legado de José Mariano Gago”.

As conferências integram as comemorações do Dia Nacional dos Cientistas que, este ano, se realizam em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A iniciativa é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o apoio da Ciência Viva, e tem por objetivo “celebrar e reconhecer a contribuição histórica, relevante e inovadora da comunidade científica para o avanço do conhecimento e, desta forma, para o progresso e o bem-estar da sociedade”.

Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, Rosália Vargas, presidente da Ciência Viva, e Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, abrem a sessão. O programa prossegue com a intervenção de Diana Santos, professora catedrática da Universidade de Oslo, sobre “José Mariano Gago – documentar o corpo linguístico da ciência”. Alexandre Quintanilha, presidente da Comissão Parlamentar da Educação e Ciência, e Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, falam de “Diálogos cruzados: o conhecimento para um futuro comum”.

A mesa dedicada à “Ciência e Arte” inclui intervenções de Rui Horta, do Espaço do Tempo, do biólogo Pedro Salgado e dos artistas Leonel Moura, Marta Menezes, Manuela Lopes, e Simão Costa.

“A Ciência e a Indústria” é o tema analisado por Ricardo Mendes, diretor da Tekever, com moderação de Maria Manuel Gil, coordenadora do CETEMARES-IPLeiria, que conta ainda com os contributos dos investigadores e dos empresários Luís Portela, Cláudia Cavadas, Helena Silva, Joaquim Menezes e José Tomaz Pires.

A encerrar a conferência é lançado o livro “Caminhos do Conhecimento, 2017”, um registo das principais intervenções da conferência do ano passado.

Os participantes das comemorações do Dia Nacional dos Cientistas vão ainda poder visitar a exposição “12 conversas em torno de 12 projetos em Cerâmica”, um certame coletivo com produtos da autoria de estudantes e de designers diplomados na ESAD.CR/IPLeiria.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A programação da Capital Europeia da Cultura deve ou não incluir espetáculos tauromáquicos?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This