Assinar
Leiria

Leiria apela à união em torno da abertura da BA5 à aviação civil

O presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, desafiou hoje a região a unir-se para lutar pela abertura da Base Aérea nº 5 (BA5), em Monte Real, à aviação civil, no discurso que assinalou o Dia da Cidade.

O presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, desafiou hoje a região a unir-se para lutar pela abertura da Base Aérea nº 5 (BA5), em Monte Real, à aviação civil.

“Estruturante para o futuro da região é a abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil. Este é o momento certo para a concretização de uma aspiração antiga de toda a região. Trata-se da chave que poderá permitir o desenvolvimento futuro de toda a nossa região”, afirmou Raul Castro (PS), desafiando que se faça “ouvir” a voz da região.

O presidente, no discurso que assinalou o Dia da Cidade, sublinhou que existem estudos que “comprovam a viabilidade desta solução e demonstram que se trata de um investimento que terá um fortíssimo retorno, não apenas para Leiria, mas para toda região Centro”.

“Não aceitamos que, por razões ainda mal explicadas, este dossiê não receba a atenção que merece por quem tem responsabilidades de promover um desenvolvimento equilibrado e uma distribuição justa do investimento público por todo o país”, reforçou o autarca.

Segundo Raul Castro, esta medida iria contribuir para a “formação e riqueza nacional” e “para o equilíbrio das contas públicas”, além do “efeito multiplicador que aqueles investimentos podem ter para a região e para o país”.

“Não podemos desistir. Deixo um convite para que participem dia 18 de junho no ‘Fórum Aviação Civil em Monte Real: uma aposta para o desenvolvimento futuro da região’, que vai decorrer nesta sala”, desafiou.

A modernização da Linha do Oeste foi outra das causas defendidas pelo presidente do Município de Leiria. “Não ficamos satisfeitos com uma intervenção pouco mais do que cosmética que no fundamental mantenha tudo na mesma. Defendemos que o projeto de modernização deverá contemplar uma ligação à Gare do Oriente, pois só assim esta ferrovia terá condições para se afirmar como uma verdadeira alternativa a outros modos de transporte mais dispendiosos e poluentes”.

Considerando que este é um tempo de assumir que há batalhas em que todos “se devem alistar”, Raul Castro enumerou algumas das causas “fundamentais” pelas quais se deve lutar: “Uma luta por melhor ambiente, por melhor ensino e saúde, por mais emprego, pela reflorestação do pinhal, mas em especial por investimentos estratégicos que a região reclama há décadas e que tardam em concretizar-se”.

O presidente lembrou a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027, criticando “quem julga” que Leiria “não tem dimensão para esta ambição”.

“Somos uma grande cidade da cultura. Só não vê quem não quer, ou quem continua aprisionado a uma visão ultrapassada e até provinciana de que a cultura só é relevante se for feita nas grandes metrópoles”, destacou.

Raul Castro acrescentou que “Leiria é um concelho emergente no plano cultural, seja no teatro, na música, na dança, na literatura, nas artes plásticas, nos nossos museus, nos monumentos, nas galerias, nas ruas”, pelo que acredita que o concelho tem “argumentos para levar de vencida esta candidatura a Capital Europeia da Cultura”.

“Leiria, Capital Europeia da Cultura, não é um projeto da Câmara, é um projeto de Leiria e dos leirienses e que, a concretizar-se, irá beneficiar não só todo o concelho, como toda a região, transversalmente”.

Aproveitando o momento, Raul Castro afirmou que aceita o desafio deixado pelo novo presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa (também orador no Dia da Cidade), que no discurso da sua tomada de posse “assumiu a ambição de fazer evoluir o instituto para Universidade Técnica até 2022 e pediu apoio à região para a criação de um ecossistema educativo de investigação e inovação”.

“O desafio está aceite. Estamos seguros de que esta evolução será decisiva para afirmação da região, para fortalecer e elevar o nível de competitividade das nossas empresas e para qualificar os nossos recursos humanos.

Durante a cerimónia do Dia da Cidade, a autarquia homenageou os trabalhadores do Município que completaram 25 anos de atividade e várias personalidades da região que se destacaram.

Lusa

(Fotografia: CML)

Raul Castro apelou à união em torno de projetos comuns à região Foto: CML

António Sequeira, presidente da Assembleia Municipal, também discursou no Dia da Cidade Foto:CML

O bispo de Leiria recebeu hoje a medalha de ouro que a Câmara de Leiria lhe atribuiu o ano passado Foto: CML

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados