Select Page

Peniche volta a hastear sete bandeiras azuis e é elogiado por jornal inglês

Sete praias do concelho de Peniche vão hastear, este ano, a Bandeira Azul. Sem alteração em relação ao sucedido o ano passado, o concelho consegue quase metade de todas as praias da região que são distinguidas com esta marca de qualidade.

Os resultados foram anunciados na sexta-feira, dia 27, pela Associação Bandeira Azul da Europa. Aliás, na região não se registaram alterações em relação ao sucedido o ano passado, com 15 praias distinguidas.

Assim, de norte a sul do distrito de Leiria, foram galardoadas as praias de Osso da Baleia (Pombal), Pedrógão-Centro (Leiria), Paredes de Vitória e S. Martinho do Porto (Alcobaça), Nazaré, Foz do Arelho-Lagoa e Praia do Mar (Caldas da Rainha), Baleal Norte, Baleal Sul, Cova da Alfarroba, Gambôa, Medão-Supertubos, Consolação e S. Bernardino (Peniche). Em Ourém, distrito de Santarém, a praia fluvial do Agroal volta a garantir a Bandeira Azul.

A nível nacional a Bandeira Azul vai ser hasteada este ano em 19 praias fluviais do Centro e em 89 costeiras no Algarve, a somar às 224 no restante país. As mais de 300 praias estão distribuídas por 86 concelhos, sendo 299 praias costeiras e 33 praias fluviais.

A região Centro é a “recordista” das praias fluviais, com 16 bandeiras, seguindo-se a região Tejo com oito, o Norte com cinco e o Alentejo com quatro. O Algarve não tem nenhuma praia fluvial distinguida com Bandeira, mas lidera o número de galardões nas praias costeiras, com 89. No Norte recebem o galardão 73 praias (mais três do que em 2017), no Centro 39 (mais três do que no ano passado), a região do Tejo mantém 48 bandeiras, o Alentejo e o Algarve recebem mais uma bandeira cada região ficando com 32 e 89, respetivamente. A Região Autónoma dos Açores foi a única a perder uma bandeira (Poço dos Frades), ficando com 37, e a Madeira recebe mais uma e conta, este ano, com 14 bandeiras azuis.

“The Guardian” elege Peniche
As boas notícias para Peniche não terminam aqui. O jornal britânico “The Guardian” considerou que Peniche está no lote das 12 melhores cidades à beira-mar do sul da Europa. Viana do Castelo e Peniche são as duas localidades portuguesas incluídas nesta lista restrita, publicada a 28 de abril.

O jornal elogia a península, destino de eleição para os surfistas. Se num lado faltarem ondas “há grande probabilidade de haver do outro lado da Península”, aponta o The Guardian. As dunas da Praia do Baleal e a Praia da Almagreira são bastante elogiadas e é aconselhada a visita à Berlenga Grande. Sanremo e Sciacca, na Itália, Sanlúcar de Barrameda e San José, em Espanha, Galaxidi e Volos, na Grécia, Zadar e Šibenik, na Croácia, bem como Saint-Jean-de-Luz e Sète, em França, são outras cidades recomendadas.

Tal como sucedido o ano passado, a região volta a contar com 15 praias distinguidas. A nível nacional, as mais de 300 praias que vão hastear a bandeira azul, estão distribuídas por 86 concelhos, sendo 299 praias costeiras e 33 praias fluviais. Entre nós, nota para a praia fluvial do Agroal (Ourém) que mantém o seu lugar entre as melhores praias. Aliás, a região Centro é a “recordista” das praias fluviais, com 16 bandeiras, seguindo-se a região Tejo com oito, o Norte com cinco e o Alentejo com quatro

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que a Agência Mundial Antidopagem tenha proibido a Rússia, durante quatro anos, de participar em todas as competições desportivas globais?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo