Assinar

Peniche volta a hastear sete bandeiras azuis e é elogiado por jornal inglês

Sete praias do concelho de Peniche vão hastear, este ano, a Bandeira Azul. Sem alteração em relação ao sucedido o ano passado, o concelho consegue quase metade de todas as praias da região que são distinguidas com esta marca de qualidade.

Sete praias do concelho de Peniche vão hastear, este ano, a Bandeira Azul. Sem alteração em relação ao sucedido o ano passado, o concelho consegue quase metade de todas as praias da região que são distinguidas com esta marca de qualidade.

Os resultados foram anunciados na sexta-feira, dia 27, pela Associação Bandeira Azul da Europa. Aliás, na região não se registaram alterações em relação ao sucedido o ano passado, com 15 praias distinguidas.

Assim, de norte a sul do distrito de Leiria, foram galardoadas as praias de Osso da Baleia (Pombal), Pedrógão-Centro (Leiria), Paredes de Vitória e S. Martinho do Porto (Alcobaça), Nazaré, Foz do Arelho-Lagoa e Praia do Mar (Caldas da Rainha), Baleal Norte, Baleal Sul, Cova da Alfarroba, Gambôa, Medão-Supertubos, Consolação e S. Bernardino (Peniche). Em Ourém, distrito de Santarém, a praia fluvial do Agroal volta a garantir a Bandeira Azul.

A nível nacional a Bandeira Azul vai ser hasteada este ano em 19 praias fluviais do Centro e em 89 costeiras no Algarve, a somar às 224 no restante país. As mais de 300 praias estão distribuídas por 86 concelhos, sendo 299 praias costeiras e 33 praias fluviais.

A região Centro é a “recordista” das praias fluviais, com 16 bandeiras, seguindo-se a região Tejo com oito, o Norte com cinco e o Alentejo com quatro. O Algarve não tem nenhuma praia fluvial distinguida com Bandeira, mas lidera o número de galardões nas praias costeiras, com 89. No Norte recebem o galardão 73 praias (mais três do que em 2017), no Centro 39 (mais três do que no ano passado), a região do Tejo mantém 48 bandeiras, o Alentejo e o Algarve recebem mais uma bandeira cada região ficando com 32 e 89, respetivamente. A Região Autónoma dos Açores foi a única a perder uma bandeira (Poço dos Frades), ficando com 37, e a Madeira recebe mais uma e conta, este ano, com 14 bandeiras azuis.

“The Guardian” elege Peniche
As boas notícias para Peniche não terminam aqui. O jornal britânico “The Guardian” considerou que Peniche está no lote das 12 melhores cidades à beira-mar do sul da Europa. Viana do Castelo e Peniche são as duas localidades portuguesas incluídas nesta lista restrita, publicada a 28 de abril.

O jornal elogia a península, destino de eleição para os surfistas. Se num lado faltarem ondas “há grande probabilidade de haver do outro lado da Península”, aponta o The Guardian. As dunas da Praia do Baleal e a Praia da Almagreira são bastante elogiadas e é aconselhada a visita à Berlenga Grande. Sanremo e Sciacca, na Itália, Sanlúcar de Barrameda e San José, em Espanha, Galaxidi e Volos, na Grécia, Zadar e Šibenik, na Croácia, bem como Saint-Jean-de-Luz e Sète, em França, são outras cidades recomendadas.

Tal como sucedido o ano passado, a região volta a contar com 15 praias distinguidas. A nível nacional, as mais de 300 praias que vão hastear a bandeira azul, estão distribuídas por 86 concelhos, sendo 299 praias costeiras e 33 praias fluviais. Entre nós, nota para a praia fluvial do Agroal (Ourém) que mantém o seu lugar entre as melhores praias. Aliás, a região Centro é a “recordista” das praias fluviais, com 16 bandeiras, seguindo-se a região Tejo com oito, o Norte com cinco e o Alentejo com quatro

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados