Select Page

Campeonato de Portugal convida público para acompanhar provas na pista do estádio de Leiria

O público, nas bancadas, aplaude a chamada do atleta. Lá em baixo, na pista, é possível ouvir a respiração do saltador quando se prepara para passar no corredor e saltar para a caixa de areia. Provavelmente, quem estará lá em baixo, vai levar com alguma areia. Será uma experiência única e inédita. A Federação Portuguesa de Atletismo vai convidar alguns espectadores a assistir às provas do Campeonato de Portugal, este fim de semana, em Leiria, próximo dos atletas.

“Vamos inovar, com conta, peso e medida, para não se cometerem excessos. Mas vamos ensaiar em algumas disciplinas a aproximação do público aos atletas, com acesso à pista. (…) Vamos ver como corre, de modo a estreitar esta relação entre o público e os atletas em competição, para que haja uma outra imagem da competição e para que atraia mais espetadores ao estádio”, disse Jorge Vieira, presidente da FPA, na apresentação da prova, uma organização conjunta da FPA, Associação Distrital de Leiria e da autarquia.

Os Premium Athletics Seats são lugares especiais para o público, colocados no interior da pista, mais perto da ação, numa medida para proporcionar uma experiência diferente ao público da modalidade.

Estarão disponíveis entre quatro a 12 Premium Seats, devendo os interessados realizar um pré-registo. Os lugares serão posteriormente sorteados pelos inscritos, que receberão um SMS com as instruções para aceder aos Premium Athletics Seats.

Ranking internacional da IAAF

Outra das novidades da prova que atribuí o título de campeão de Portugal é que passa a contar para o ranking internacional.

Em ano de Campeonato da Europa, os atletas vão não só procurar alcançar marcas de qualificação mas também apostar em melhorar o ranking internacional da IAAF.

O Campeonato de Portugal acontece sábado e domingo, dia 8, no estádio de Leiria, e são esperados entre 400 a 500 atletas de todo o país. Os clubes da região vão atuar em força, sendo possível a obtenção de títulos pela Juventude Vidigalense, mas também AC Vermoil, Clube de Atletismo da Marinha Grande e Grupo de Atletismo de Fátima, entre outros, estarão presentes.
A leiriense Vânia Silva será das primeiras “estrelas de cartaz” a entrar em ação, no lançamento do martelo e é previsível que some o 18º título de campeã de Portugal e o 14º consecutivo.

Um dos momentos mais aguardados será a luta pelo primeiro lugar no triplo salto, entre o campeão mundial Nélson Évora e Pedro Pichardo, atual recordista nacional (17,95 m) que destronou Nélson Évora em maio passado.

“Temos agora um novo atleta, um novo português, Pedro Pichardo, que poderá, a par de Nelson Évora, ser candidato a bater o recorde do mundo do triplo salto. Porque não aqui em Leiria? Vamos ter aqui dois atletas ambiciosos, que querem deixar marca. Seria muito interessante esta pista ser palco, um dia, de um recorde ao mais alto nível”, acrescentou o responsável da FPA, lembrando que Leiria tem “o estádio que, no país, tem melhores condições apresentada para eventos desta natureza”.

Ainda no sábado, outros nomes vão destacar-se: Evelise Veiga, no comprimento, e Irina Rodrigues no disco, ambas de Leiria. Tsanko Arnaudov estará presente no lançamento do peso e Inês Henriques, detentora mundial do recorde de marcha, corre na última prova de sábado.

No domingo, o destaque vai novamente para o triplo salto, com Patrícia Mamona, comprimento masculino com Miguel Marques, e 5.000 metros femininos, com Sara Moreira. O Campeonato de Portugal termina com as estafetas 4x400 metros.

Estádio Municipal de Leiria
Sábado, dia 7
Das 15 horas às 20h40
Domingo, dia 8
Das 11h45 às 2030

Veja o horário completo aqui.

Entrada livre

Em março, Nélson Évora conquistou a medalha de bronze no Mundial de pista coberta, em Birmingham (Inglaterra), onde conseguiu o recorde nacional indoor no triplo salto, com 17,40 metros. Enfrenta um duelo com Pedro Pichardo, atual recordista nacional (17,95 m).
Sábado, 16h50

Campeã de Portugal desde 2016, pode voltar a surpreender no comprimento. Formada na Juventude Vidigalense, Evelise Veiga conseguiu apuramento para Berlim com a marca de 6,61 metros. É a primeira atleta de salto em comprimento a conseguir apurar-se para uma grande competição depois de Naide Gomes.
Sábado, 18h25

A experiente lançadora de disco tem por hábito fazer bons resultados a jogar em casa. Na última semana Irina Rodrigues foi 4ª nos Jogos do Mediterrâneo, com 57,71 metros, longe do seu recorde da época, 62,37 metros, que a qualificou para o Europeu em Berlim. Tem oito títulos nacionais absolutos.
Sábado, 19h35

Recordista nacional, Patrícia Mamona foi campeã europeia de triplo salto, em Amesterdão, no ano passado, e por isso está automaticamente apurada para viajar até Berlim, em agosto. Antes, compete em Leiria, depois de ter feito a melhor marca da temporada, 13,79 metros, nos Jogos do Mediterrâneo, em Tarragona.
Domingo, 16h15

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Primeira Página

Pergunta da semana

A carregar

Concorda com a criação de um imposto para financiar a Proteção Civil?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Semana de Moldes 2018

Share This