Select Page

Leiria é ponto de encontro para veículos elétricos (vídeo)

Nos sete quilómetros que ligam a Praia do Pedrógão à lagoa da Ervedeira, poupou-se a força humana e puseram-se os iões de cerca de vinte bicicletas elétricas a funcionar.

O passeio, organizado pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (AUVE), serviu de mote à apresentação do 6º Encontro Nacional de Veículos Elétricos que acontece este fim de semana, dias 7 e 8 de julho, junto ao parque de estacionamento do estádio de Leiria e no parque das piscinas municipais.

A organização espera reunir mais de 250 veículos elétricos, meta alcançada em 2017, no encontro do Porto.

Segundo Gonçalo Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, “o evento enquadra-se naqueles que são os objetivos da Câmara de Leiria na promoção da mobilidade sustentável”.

O responsável recordou a aposta do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) na promoção da utilização de bicicletas elétricas através do projeto U-Bike que “pode significar uma mudança de paradigma na mobilidade sustentável da cidade”, por dar seguimento ao investimento na construção de ciclo pistas e ao contribuir para “uma mudança geracional nos valores de sustentabilidade ambiental”.

Henrique Sánchez, presidente da (AUVE), anunciou que “todas as necessidades em termos de potência elétrica necessária e toda a logística” do encontro estão preparadas. Desde os test drives aos carrinhos de choque, todos os veículos presentes no recinto serão totalmente elétricos, incluindo o kart do IPLeiria.

O ministro do Ambiente João Matos Fernandes vai estar presente na cerimónia de inauguração, pelas . Segue-se uma conferência sobre o estado da mobilidade elétrica em Espanha, Portugal e Brasil e termina-se o primeiro dia com a tertúlia elétrica às 18h30.

No dia 8, o ciclista e recordista Carlos Vieira propõe-se a pedalar para produzir a energia necessária para que um dos carros possa integrar o desfile elétrico pela cidade, que acontece às 16 horas. A conversão de um veículo de combustão interna para elétrico e batismos elétricos numa das viaturas disponíveis são outras atividades que integram o programa.

Saiba mais aqui.

PS

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Concorda com um agravamento de 30% na quota de condomínio para os proprietários de alojamento local?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This