Select Page

Leiria é ponto de encontro para veículos elétricos (vídeo)

Nos sete quilómetros que ligam a Praia do Pedrógão à lagoa da Ervedeira, poupou-se a força humana e puseram-se os iões de cerca de vinte bicicletas elétricas a funcionar.

O passeio, organizado pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (AUVE), serviu de mote à apresentação do 6º Encontro Nacional de Veículos Elétricos que acontece este fim de semana, dias 7 e 8 de julho, junto ao parque de estacionamento do estádio de Leiria e no parque das piscinas municipais.

A organização espera reunir mais de 250 veículos elétricos, meta alcançada em 2017, no encontro do Porto.

Segundo Gonçalo Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, “o evento enquadra-se naqueles que são os objetivos da Câmara de Leiria na promoção da mobilidade sustentável”.

O responsável recordou a aposta do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) na promoção da utilização de bicicletas elétricas através do projeto U-Bike que “pode significar uma mudança de paradigma na mobilidade sustentável da cidade”, por dar seguimento ao investimento na construção de ciclo pistas e ao contribuir para “uma mudança geracional nos valores de sustentabilidade ambiental”.

Henrique Sánchez, presidente da (AUVE), anunciou que “todas as necessidades em termos de potência elétrica necessária e toda a logística” do encontro estão preparadas. Desde os test drives aos carrinhos de choque, todos os veículos presentes no recinto serão totalmente elétricos, incluindo o kart do IPLeiria.

O ministro do Ambiente João Matos Fernandes vai estar presente na cerimónia de inauguração, pelas . Segue-se uma conferência sobre o estado da mobilidade elétrica em Espanha, Portugal e Brasil e termina-se o primeiro dia com a tertúlia elétrica às 18h30.

No dia 8, o ciclista e recordista Carlos Vieira propõe-se a pedalar para produzir a energia necessária para que um dos carros possa integrar o desfile elétrico pela cidade, que acontece às 16 horas. A conversão de um veículo de combustão interna para elétrico e batismos elétricos numa das viaturas disponíveis são outras atividades que integram o programa.

Saiba mais aqui.

PS

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Semana de Moldes 2018

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Concorda com a criação de um imposto para financiar a Proteção Civil?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Share This