Select Page

Folio 2018. Consulte o programa do Festival Literário Internacional de Óbidos

Mais de 185 atividades e acima de 830 horas de programação é o que promete a quarta edição do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, que arranca no dia 27 de setembro e oferece muitas propostas para refletir e debater até 7 de outubro em torno do tema “Ócio, Negócio – A invenção do futuro”.

“Como será a relação entre o ócio e o negócio e o que nos reserva o futuro em termos de novas tecnologias”, é a reflexão que, segundo o presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, se pretende lançar nesta edição, em que um dos destaques será a comemoração dos 20 anos de atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago.

Logo no primeiro dia do festival, a efeméride será tema de uma conversa entre Anabela Mota Ribeiro e a presidente da Fundação Saramago, Pilar del Rio, a propósito do lançamento do livro “Último Caderno de Lanzarote”. O último volume dos diários do escritor, edição Porto Editora, será apresentado na Casa Saramago, inaugurada este ano em Óbidos.

Carlos Franz (Chile), Karla Suárez (Cuba), Abdul Rahman Azzam (Qatar), Ismael Mateus (Angola), António Torres (Brasil), José Manuel Fajardo (Espanha) são alguns dos escritores estrangeiros com participação confirmada. Os autores Hugo Mezena, José Riço Direitinho, Henrique Manuel Bento Fialho, Dulce Maria Cardoso Alfredo Cunha e Ana Sousa Dias são alguns dos portugueses presentes na edição.

No total há acima de meio milhar de participantes diretos, entre autores, pensadores, artistas e criativos que participarão nas 26 mesas de escritores, 25 concertos e 11 exposições que compõem o programa.

Um dos destaques será a gravação do programa “Governo Sombra” que levará à vila o humoristas Ricardo Araújo Pereira, que apresenta em Óbidos o seu novo livro, edição da Tinta da China, que leva ao Folio outros dos nomes mediáticos do programa: Gregório Duvivier (Brasil).

Novidade este ano é a secção Boémia, que juntará leitores e autores em locais improváveis, por volta da meia-noite.

Em Óbidos decorrá ainda o IV Seminário Internacional, que reunirá destacados pensadores nacionais e internacionais na área da educação e do ensino. Na área da formação destaque para o curso breve, ministrado por Gonçalo M. Tavares.

Exposições, teatro, performance, projeção de filmes são outras propostas do Folio, que aposta em muitos concertos: Ricardo Ribeiro, Fado Bicha, Fábia Rebordão, Mafalda Veiga, Fat&Slim, solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, JP Simões + Kimi Djabaté, Roncos do Diabo, Vozes de Manhouce, Samuel Úria, Henrique Borges, M-Pex, Rui Oliveira, Mundo Cão, Meio Cão Meio Deus e, a encerrar, Lisbon Poetry Orchestra e Quarteto Naked Lunch.

Consulte o programa do Folio no site oficial www.obidosliteraria.com ou no formato PDF aqui.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Pergunta da semana

A carregar

Concorda que o salário mínimo seja diferente para os sectores público e privado?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Publicidade

publicidade

Semana de Moldes 2018

[bsa_pro_ad_space id=28]

Subscrever Guia do Fim de Semana

Subscreva o Guia do Fim de Semana

Subscreva o Guia do Fim de Semana

Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia.

Share This