Assinar

Leiria sobre Rodas: Carros põem Leiria a piscar o olho ao estrangeiro

O campeão mundial de ralis Didier Auriol é o convidado de honra do Leiria Sobre Rodas, evento que espera receber mais de 50 mil pessoas, entre os dias 20 e 23. Evento começa a atrair público estrangeiro

Quatro dias, um recinto maior, entradas pagas mais baratas, zona de restauração e muitas atividades. São estas as principais novidades da edição de 2018 Leiria Sobre Rodas (LSR), que se realiza entre hoje, quinta-feira, e domingo, em Leiria.

O evento de desporto motorizado e de clássicos, que vai na 4ª edição, começa a ser uma referência nacional e não só. “Este evento tem a particularidade de atração cada vez mais nacional e com tendência internacional. No ano passado, tivemos como piloto convidado Ari Vatanen. Este ano será Didier Auriol, piloto francês. Há reservas de pessoas que vêm de propósito ao evento de Espanha e das ilhas. Dos eventos que Leiria realiza, a margem de progressão deste é enorme”, assegurou Gonçalo Lopes, vice-presidente da autarquia, na apresentação do LSR 2018.

A implementação de bilheteiras na totalidade do recinto (2 euros – bilhete diário, 5 euros – bilhete três dias), justifica o município, pretende ser “um passo para a sustentabilidade do evento”, possibilitando o crescimento do mesmo em edições futuras. O valor total de receita esperada é de 80 mil euros, sendo o orçamento da 4ª edição superior a 100 mil euros. São esperados mais de 50 mil visitantes, ultrapassando os números do ano passado. “A afluência de público e a qualidade do evento colocou uma fasquia muito grande na organização em 2018”, disse Gonçalo Lopes.

A Mostra de Veículos Clássicos e Desportivos, ponto principal de atração para os adeptos das quatro rodas, contará com 450 automóveis, onde se destacam as exposições dos 70 Anos da Porsche, com exemplares de Porsche 911 ST “Bomba Verde” e Porsche Carrera 6 (906); 70 Anos Land Rover, 50 Anos do Ford Escort, VW “Pão de Forma” e a exposição central “Monolugares com História”, com a presença de alguns mais emblemáticos que participaram em campeonatos nacionais. 

Este ano, a zona de exposição estende-se até ao exterior do estádio, com a presença de exemplares como Ford GT, Porsche Carrera GT, Alfa Romeo 8C, Mclaren Mp4-12c.

As portas do Leiria Sobre Rodas abrem às 10 horas no fim de semana. No sábado, as atividades prolongam-se até às 01 horas, enquanto no domingo terminam às 19 horas. Hoje, quinta-feira, o certame decorre entre as 18 e as 23 horas e na sexta-feira, entre as 15 e as 24 horas.

Hoje, primeiro dia do evento, único com entrada gratuita, além do recinto junto ao estádio de Leiria, será organizada uma conferência, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão e a licenciatura de Engenharia Automóvel, no auditório da ESTG (IPLeiria), subordinada ao tema “Indústria Automóvel em Portugal – Passado e Presente”, no auditório da ESTG (IPLeiria), pelas 17h30.

Leiria sobre Rodas termina domingo, com o passeio de 400 clássicos e desportivos pelas ruas de Leiria, com passagem obrigatória na rotunda do polícia sinaleiro. As vespas, motorizadas antigas e bicicletas também vão desfilar.

No acesso ao recinto, será ainda possível visitar todas as marcas oficiais de automóveis e motos de Leiria, em 7.500 m2, efetuar test-drive e, pela primeira vez, assistir ao espetáculo em voo acrobático do avião Pitts S2B.

Consulte o programa aqui.

Marina Guerra
Jornalista
marina.guerra@regiaodeleiria.pt

Sabia que…

… o acesso ao recinto será pago mas o preço desce de 3 para 2 euros, face a 2017. O bilhete para três dias custa 5 euros. Na quinta-feira, o acesso é gratuito. As crianças até aos 10 anos não pagam. Os bilhetes estão à venda no Teatro José Lúcio da Silva e na entrada do recinto, junto ao estádio

… há mais de 100 elementos, entre voluntários e organização, para colocar de pé o evento.

… a edição de 2018 começou a ser trabalhada em outubro do ano passado.

… a entrada é gratuita para quem se desloque em bicicleta antiga.

… a remoção e recolocação das duas lombas redutoras de velocidade na avenida Bernardo Pimenta custa 4.560 euros

… Mira Amaral é um dos convidados da conferência Indústria Automóvel, para falar sobre o surgimento da AutoEuropa em Portugal

… vai estar em exposição um carro único em Portugal: Porsche Carrera 6. Propriedade de um colecionador, o carro está em exposição no Museu do Caramulo e vale vários milhões de euros

… há parques de estacionamento alternativos e gratuitos, no exterior da cidade (Mercado do Falcão e Campus 2 ESTG), com transporte dos visitantes para o recinto em mini-bus.

… Ricardo Moura, Ricardo Porém, Valter Gomes, Paulo Rui Ferreira, Ramiro Fernandes, António Rodrigues e Joaquim Santos são alguns dos pilotos convidados

… Didier Auriol, o convidado internacional do evento, campeão do mundo de ralis, começou por ser condutor de ambulâncias. A presença do piloto, aluguer da viatura de competição e assistência técnica tem um custo orçamental de 25 mil euros.

… está em exposição um helicóptero SE Alouette III, da Força Aérea Portuguesa.

… os vereadores do PSD da Câmara de Leiria consideram o evento “caro” para os cofres da autarquia.


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados