Select Page

No Reguengo do Fetal a fé ilumina ruas e atrai multidões a celebrações seculares

Desconhece-se, ao certo, quando é que esta tradição surgiu. Mas é secular, garantem os promotores das festas de Nossa Senhora do Fetal. E este sábado, dia 29, regressa. Milhares de cascas de caracóis vão iluminar a procissão em honra de Nossa Senhora do Fetal.

Há meses que os festejos estão a ser preparados. Para cumprir a tradição de assegurar a iluminação das ruas, encostas e paisagem envolvente ao percurso da original procissão, os preparativos começam na primavera. Objetivo: garantir que as cascas de caracol estão disponíveis para criar um rendilhado de luzes único. Durante alguns minutos, este efeito transforma a aldeia num cenário invulgar. A realização deste evento implica um esforço assinalável, tanto mais que esta procissão secular realiza-se não uma, mas duas vezes, no espaço de uma semana.

A primeira procissão acontece já este sábado, dia 29. Depois da missa, por volta das dez da noite a luz pública apaga-se e a procissão sai à rua. Rapidamente um exército de voluntários se apressa a acender os pavios regados de azeite que repousam nas cascas dos caracóis. E surge um original espetáculo de religiosidade e tradição. E a procissão, com a imagem de Nossa Senhora do Fetal, seguirá do Santuário para a Igreja Matriz.

Na segunda procissão, a 6 de outubro, uma semana depois, tudo se repetirá, mas o trajeto a cumprir será o inverso. O certo é que em ambas as procissões, muros, paredes e mesmo alguns terrenos, são invadidos por iluminações. O efeito produzido nas ruas da aldeia fica evidente no vídeo em cima – referente às festas de 2015. Saiba mais sobre os festejos deste ano, no especial publicado esta quinta-feira na edição em papel do REGIÃO DE LEIRIA e que partilhamos também consigo.
(Veja em baixo. Nota: selecione a opção de ecrã inteiro para uma leitura mais fácil)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A Câmara Municipal da Marinha Grande deve comprar as piscinas de São Pedro de Moel?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This