Assinar

No Reguengo do Fetal a fé ilumina ruas e atrai multidões a celebrações seculares

Milhares de cascas de caracóis vão iluminar a procissão em honra de Nossa Senhora do Fetal. É já este sábado, dia 29, em Reguengo do Fetal, Batalha. Este espetáculo invulgar repete-se dia 6 de outubro. São esperados milhares de visitantes. Confira o especial do REGIÃO DE LEIRIA sobre estes festejos

Desconhece-se, ao certo, quando é que esta tradição surgiu. Mas é secular, garantem os promotores das festas de Nossa Senhora do Fetal. E este sábado, dia 29, regressa. Milhares de cascas de caracóis vão iluminar a procissão em honra de Nossa Senhora do Fetal.

Há meses que os festejos estão a ser preparados. Para cumprir a tradição de assegurar a iluminação das ruas, encostas e paisagem envolvente ao percurso da original procissão, os preparativos começam na primavera. Objetivo: garantir que as cascas de caracol estão disponíveis para criar um rendilhado de luzes único. Durante alguns minutos, este efeito transforma a aldeia num cenário invulgar. A realização deste evento implica um esforço assinalável, tanto mais que esta procissão secular realiza-se não uma, mas duas vezes, no espaço de uma semana.

A primeira procissão acontece já este sábado, dia 29. Depois da missa, por volta das dez da noite a luz pública apaga-se e a procissão sai à rua. Rapidamente um exército de voluntários se apressa a acender os pavios regados de azeite que repousam nas cascas dos caracóis. E surge um original espetáculo de religiosidade e tradição. E a procissão, com a imagem de Nossa Senhora do Fetal, seguirá do Santuário para a Igreja Matriz.

Na segunda procissão, a 6 de outubro, uma semana depois, tudo se repetirá, mas o trajeto a cumprir será o inverso. O certo é que em ambas as procissões, muros, paredes e mesmo alguns terrenos, são invadidos por iluminações. O efeito produzido nas ruas da aldeia fica evidente no vídeo em cima – referente às festas de 2015. Saiba mais sobre os festejos deste ano, no especial publicado esta quinta-feira na edição em papel do REGIÃO DE LEIRIA e que partilhamos também consigo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados