Assinar
Leiria

Parque infantil do parque do avião encerra para corte de árvore

“Sinais graves de declínio” obrigam ao corte da árvore, na próxima segunda-feira. Em alternativa serão plantadas três zelhas no parque da cidade.

Se está a pensar levar o seu filho ou sobrinho ao parque infantil do Parque do Avião, na próxima segunda-feira, dia 10, altere os planos.

O recinto vai estar encerrado porque o município de Leiria vai remover um pinheiro de grande porte, que apresenta “sinais graves de declínio”.

Segundo nota de imprensa da autarquia, “trata-se de um pinheiro das Canárias, que se encontra a ser monitorizado pelos técnicos da Câmara Municipal e o qual tem vindo a apresentar sinais graves de declínio. Foi também contactado o ICNF e o INIAV, sendo corroborado o parecer do Município, pelo que na salvaguarda de pessoas e bens serão iniciados os procedimentos de remoção”.

Assim, na segunda-feira, o parque infantil e a zona envolvente serão delimitados para a execução dos trabalhos.

Nas próximas semana, e “numa política de preservação das espécies arbóreas”, acrescenta a autarquia, serão plantadas três árvores de espécie Acer monspessulanum (zelha) no parque da Cidade.

Já do tronco do pinheiro que será cortado, parte da madeira será utilizada para criar bancos de jardim, que serão colocados no parque do avião, “e desta forma preservar a memória do pinheiro existente”, e a restante madeira “será transformada em lenha e entregue no início do inverno a famílias em situação de vulnerabilidade social”.

Parte da madeira da árvore será utilizada para construir bancos de jardim que serão colocados no parque da Cidade Foto: Joaquim Dâmaso

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados